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Festas e Rodeios

Adele, enfim de volta: parças da cantora explicam como ela cria as músicas que te fazem chorar

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G1 conversou com parceiros de composição e produção para entender a criação de músicas como ‘Someone like you’. ‘Easy on me’, primeiro single do álbum ’30’, foi lançada nesta sexta. Adele e quatro de seus principais produtores e compositores: Ryan Tedder, Dan Wilson, Gregg Wells e Max Martin (a partir do 1º a esq, em sentido horário)
Divulgação
As letras mais cantadas de Adele narram momentos de fossa. São bem pessoais. Mas ela conta com a ajuda de compositores para dar um tapa em seus lamentos musicais. Das 34 músicas de seus três álbuns, apenas seis foram escritas sem parceiros: todas da estreia, chamada “19”.
Depois, vieram “21” e “25”. Em todos os casos, os números correspondem à idade que ela tinha ao criar as músicas. Será assim com “30”. De novo.
Anunciado para 19 de novembro, o quarto álbum da cantora de 33 anos é a forma que encontrou de explicar ao filho por que ela se divorciou. O primeiro single, “Easy on me”, foi lançado nesta quinta-feira (14).
Abaixo, o g1 relembra como Adele trabalha com os parceiros dela. Maldosos diriam o contrário, mas Martinho da Vila, é claro, não é um deles.
O parça de ‘Someone like you’
Quando eu hitei: Líder do Semisonic conta história incrível com ‘Closing Time’
Dan Wilson já compôs com Taylor Swift, Dixie Chicks, Halsey, Weezer, Panic! at the disco, Florence and the Machine, Pink e John Legend. Mas nenhuma das canções lançadas com esses artistas tem a mesma força de “Someone like you”.
A balada foi composta por Adele com o cantor do Semisonic, banda do hit “Closing Time”, em dois dias. Quando se encontraram em um estúdio em Los Angeles, rolou um quase climão. “Ela não conhecia minhas músicas, mas falou que a mãe dela era uma grande fã do Semisonic”, relembrou Wilson ao g1.
Na sequência, os dois ficaram por quase meia hora vendo vídeos de Wanda Jackson. Adele disse que estava obcecada com a voz da “rainha do rockabilly” (ouça no vídeo acima).
Findada a “Wanda audition”, Adele apresentou duas canções inacabadas para Dan. Uma era “Rumor has it”. Adele costuma mostrar ideias inacabadas para os parceiros e eles dizem como poderiam ajudar.
Adele em foto do álbum ’30’
Divulgação/Sony
“Em seguida, ela tocou para mim os primeiros três ou quatro versos do que mais tarde se tornaria ‘Someone Like You’. Ela não tinha um refrão ainda. Ela só tinha aqueles versos.”
Foi a escolha óbvia. Para ele, “Rumour has it” era “engraçada” demais. “Eu adoro, mas eu não sou engraçado, pelo menos não nas minhas músicas.” A música acabou ficando com Ryan Tedder, outro líder de banda de pop rock (Onerepublic).
“Vamos trabalhar na balada triste”, disse ele para Adele. No primeiro dia, “Someone like you” ficou quase pronta. Eram só duas diferenças da versão que todo mundo conhece: “Não havia ponte e o segundo verso estava terrível.” No dia seguinte, eles se reencontram para trabalhar mais.
Antes, rolou outro quase climão. Adele foi logo falando que tinha mostrado a música ao empresário e à mãe dela, algo que Dan preferia que ela não tivesse feito. “Tudo que eu conseguia pensar era ‘oh, o segundo verso é terrível’.”
Mesmo assim, ele quis saber o que eles tinham achado. Adele disse que o empresário adorou e a mãe chorou. Só isso. Eles passaram o dia reescrevendo o segundo verso e transfor a segunda metade do segundo verso em um pré-refrão.
“A voz soou mais áspera, mais firme. E então tive que mudar o rumo. Nós aperfeiçoamos aqueles ‘Don’t forget me, I beg’. Ela não gostou dessas partes. Eu apenas disse: ‘não se preocupe’.”
Adele segura troféu do Grammy 2017 cercada por seus produtores
Matt Sayles/Invision/AP
Os dois fizeram uma gravação bem caseira no quarto e ela levou a música para uma reunião com Rick Rubin, produtor geral de “21” e o pessoal da gravadora Sony.
Semanas depois, Dan recebeu uma mensagem dela e da equipe. Eles queriam as gravações originais, as “tracks” deles compondo ao piano.
“Era o microfone esquerdo do piano, o microfone direito do piano, Adele e uma faixa harmonizando, apenas quatro faixas.” Ele enviou, perguntou para que era, mas não disseram nada. Era para usar aquelas gravações caseiras na música original. “Foi uma surpresa maravilhosa, não fazia ideia.”
O parça do começo
O produtor Sacha Skarbek, um dos primeiros que trabalharam com Adele
Divulgação
Associado ao começo da carreira de Adele, o inglês Sacha Skarbek escreveu com ela “Cold shoulder”, terceiro single de “19”. Agora, abastece o repertório de Lana Del Rey.
“Adele é mais centrada, mais pessoal com suas músicas. Adele é um fenômeno”, elogia.
Coautor do megahit “You’re beautiful”, de James Blunt, Skarbek disse ao g1 ter orgulho de se envolver com artistas no começo da carreira. Mas a relação é diferente:
“Rapazes são fáceis para entrosar quando escrevemos juntos. Com as garotas, não é nada muito diferente do início de um namorinho entre adolescentes.”
O parça das cantoras pop
O produtor canadense Greg Wells
Divulgação
O canadense Greg Wells tem o costume de colar com cantoras do pop. Katy Perry, Kelly Clarkson e Selena Gomez contaram com seus serviços.
“Ela escreveu um disco quase inteiro sobre seu coração partido, então fica impossível não a levar a sério”, explicou Wells ao g1.
“Certas cantoras escolhem ir mais pelo entretenimento. Por mais que tenha adorado trabalhar com essas cantoras pop, você nunca vai ver a Adele vestida com um sutiã cuspindo chantily.”
Adele no clipe de ‘Hello’
Reprodução/Youtube
As cantoras do currículo de Wells que mais têm a ver com Adele talvez sejam Celine Dion e Carole King, também “contadoras de história com voz forte”. “Alguém como Adele gosta de trabalhar com quem fornece um pano de fundo para sua voz”.
Em um podcast da revista “Billboard”, Wells comentou que tinha uma inédita feita com Adele chamada “Devil on my shoulder”. Segundo ele, ela havia ligado para os dois voltarem a trabalhar na faixa.
Por enquanto, só ele, Adele e Dan Wilson ouviram a música com influência de Bo Diddley (1928-2008) e do rock n’ roll dos anos 1950. “Quero que alguma hora o mundo ouça, porque ela é ótima. Ela é divertida.”
Outros parças
O produtor e compositor sueco Max Martin
Divulgação/Axel Öberg
A lista de produtores já ouvidos com Adele tem também Max Martin. O ex-roqueiro sueco se tornou o produtor com maior número de hits número 1 nos últimos 50 anos.
Desde o fim dos anos 90, Martin levou 22 músicas ao topo do hot 100 da “Billboard”. Chegou lá com Britney Spears a Justin Timberlake, passando por Katy Perry, Pink, Maroon 5 e Taylor Swift. Um dos trabalhos mais recentes foi com Anitta.
Paul Epworth (“Rolling in the Deep”), Eg White (“Chasing pavements”) e Greg Kurstin (“Hello”) são outros nomes entre os parças de Adele.
Kurstin é americano, também vai do rock (Beck, Foo Fighters, Twenty One Pilots) ao pop de cantoras (Lily Allen, Sia, Pink, Katy Perry, Kelly Clarkson). Ele é o parceiro da cantora em “Easy on me”.

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De máscara, Preta Gil vai ao Rock in Rio conferir show dos Gilsons

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Cantora recentemente encerrou o primeiro ciclo de seu tratamento do câncer. Preta Gil no quarto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
A cantora Preta Gil compareceu ao Rock in Rio na noite desta quinta-feira (19) para ver, entre outras atrações, a apresentação da banda Gilsons, que é formada por três membros de sua família, incluindo o filho Francisco Gil.
O trio se completa com o sobrinho da cantora, João Gil (filho de Nara Gil), o irmão de Preta, José Gil. O grupo toca no Palco Sunset com Ferrugem.
A artista, que no fim do mês passado encerrou o primeiro ciclo de seu tratamento do câncer e voltou para casa, usava máscara para curtir o evento.
Preta tinha divulgado o retorno da doença dias antes, em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em 2023, ela fez um tratamento após ser diagnosticada com câncer no intestino.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Preta Gil no quarto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews

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Filipe Ret vai do trap ao rock em show com banda afiadíssima no Rock in Rio

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Músico convida Caio Luccas para apresentação com hits brisados, sensuais e que celebram maconha. Filipe Ret e Caio Luccas cantam ‘Melhor Vibe’ no Rock in Rio
O show de Filipe Ret no Rock in Rio desta quinta-feira (19) começou quatro minutos antes do previsto, às 16h46, no Palco Sunset. A apresentação foi envolvente e mostrou o quão eclética é a veia do carioca.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Antes de subir ao palco, Filipe Ret apareceu num compilado de fotos e vídeos, exibidos no telão. Nas cenas, ele fumava, cantava, dirigia um carrão e participava de uma batalha de rima — atividade na qual ele iniciou a carreira, em 2003, na Lapa (RJ).
Logo em seguida, o artista surgiu trajado com óculos escuros e um capuz de ar misterioso, ao som de “Réus”, de “Vivaz”, álbum que o fez despontar, em 2012. O setlist da apresentação, aliás, foi uma mescla das diferentes eras do artista, passando por seus 15 anos de carreira. A inspiração foi sua turnê atual, “FRXV” — adaptado a uma versão enxuta.
“Corte Americano”, “7 Meiota”, “Louco pra voltar”, “Invicto” e “War” foram algumas das faixas do repertório. Antes de cantar a sensual “F*F*M*”, Filipe disse: “Quem gosta de foder fumando muita maconha levanta a mão”. E foi respondido com uma multidão de braços erguidos na plateia, que se mostrou agitada do início ao fim do show.
Filipe Ret se apresenta no Rock in Rio 2024
=Stephanie Rodrigues/g1
A apresentação aconteceu dias após rapper lançar o disco “Apocalipse”. No Rock in Rio, ele chegou a subir o palco com Caio Luccas, rapper que faz parte do time de artistas do selo musical de Filipe, a Nadamal Records. Juntos, os dois cantaram os hits brisados “Melhor Vibe”, “Good Vibe” e “Vizão de Cria 2”.
Filipe também fez um medley de hits do Poesia Acústica, projeto audiovisual que bomba entre os fãs de trappers. Em “Amor Livre”, o músico homenageou sua namorada, a influenciadora Aghata Sá.
A apresentação teve uma banda afiadíssima, que conduziu batidas, solos de guitarra e backing vocals de rap, trap, boombap, afrobeat, rock, soul e samba funk que dominaram o show.
O músico deixou o palco ao som de “Deus Perdoa”. O que atrapalhou mesmo o show foi o som, que começou estourado e só foi se ajustar na metade da apresentação. Quem sabe Filipe tem sorte no sábado (21), quando retorna ao festival para participar do Para Sempre Trap, ao lado de Cabelinho, Kayblack, Veigh, Matuê, Orochi e Ryan SP.
Cartela resenha crítica g1
g1

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Anitta sensualiza no registro oficial em vídeo de ‘São Paulo’, música lançada por The Weeknd em show no Brasil

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♫ NOTÍCIA
♪ Anitta engata mais uma parceria internacional de peso. Já está em rotação no canal oficial de The Weeknd no YouTube, o registro audiovisual de São Paulo, música inédita apresentada pelo artista canadense no show feito pelo cantor no Brasil em 7 de setembro em estádio da cidade de São Paulo (SP). Anitta não canta na gravação em vídeo, mas sensualiza no clipe incendiário filmado no show de Weekend.
São Paulo é, a rigor, um funk que embute sample da gravação de Abre as pernas, mete a língua, música do repertório da cantora Tati Quebra Barraco.
Presume-se que São Paulo possa integrar o próximo álbum de The Weeknd – Hurry up tomorrow, título que encerra trilogia formada pelos discos After hours (2020) e Dawn FM (2022) – mas não há a confirmação oficial de que a faixa faz parte do álbum.

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