Connect with us

Festas e Rodeios

Alice Caymmi manda recados em ‘Imaculada’, álbum autoral que expõe dores e fragilidades da artista

Published

on

Cantora segue jornada de superação em álbum que soa sincero, apesar do repertório oscilante. Capa do álbum ‘Imaculada’, de Alice Caymmi
Direção de Giovanni Bianco
Resenha de álbum
Título: Imaculada
Artista: Alice Caymmi
Edição: Rainha dos Raios / Altafonte
Cotação: * * 1/2
♪ Quinto álbum de Alice Caymmi, Imaculada está longe de ser o melhor disco da cantora e compositora carioca porque expõe as fragilidades da obra autoral da artista. Mas possivelmente seja o álbum mais pessoal e o mais sincero de Alice.
Dona de voz opulenta, a cantora já contabiliza dois álbuns antológicos na discografia iniciada há nove anos com o álbum Alice Caymmi (2012). Só que são álbuns de méritos repartidos.
Disco que projetou a artista há sete anos, Rainha dos raios (2014) resultou grandioso e até impactante pela produção musical e pelos arranjos de Diogo Strausz.
Já Electra (2019) foi disco de voz e piano – o de Itamar Assiere – que reiterou a grandiosidade do canto de Alice em repertório alinhavado com a fundamental colaboração do DJ Zé Pedro, mentor desse disco dramático, calcado no cancioneiro da MPB.
Entre um e outro, houve Alice (2018), disco pop de pegada R&B, produzido pela cantora com Barbara Ohana com som que ecoou a obra de Pabllo Vittar, convidada (não por acaso) da gravação de música Eu te avisei (Alice Caymmi, Barbara Ohana e Pablo Bispo).
Álbum lançado nesta sexta-feira, 15 de outubro, Imaculada se conecta com Alice pelo viés pop com a diferença de que, na produção musical do disco, a atual parceira da artista é Vivian Kuczynski, convidada e coautora de uma das dez músicas do repertório essencialmente autoral, Todas as noites (Alice Caymmi e Vivian Kuczynski), cuja letra é recado para ex-amor egoísta que quer voltar.
Do ponto de vista da composição do repertório, Imaculada se conecta com o primeiro jovial álbum da cantora, o já mencionado Alice Caymmi (2012), por expor a artista como compositora, só que desta vez sob ambiência pop eletrônica.
O álbum Imaculada expõe limites da autora na criação de cancioneiro através do qual Alice manda recados. Ao lançar a música Serpente (Alice Caymmi, Maffalda, Rodrigo Gorky e Zebu) em 9 de setembro, como primeiro single do álbum Imaculada, a cantora já deu a pista de que o disco foi feito (também) para dar o bote nos opressores que cerceiam a liberdade da artista ser quem é e de ter o peso que quiser, entre outras pressões.
Alice Caymmi canta com Urias e Number Teddie no álbum ‘Imaculada’
Direção criativa de Giovanni Bianco
Alice Caymmi busca a superação em Imaculada. “Não vai ser um vírus que vai me silenciar / Nem tirar de mim o meu desejo de amar / Não vai ser um vírus que vai me desanimar / Nem tirar o meu desejo de cantar”, avisa a artista na música com que abre o disco, Dentro da minha cabeça (Alice Caymmi).
“Eu te amo dentro da minha cabeça / Mesmo que você me esqueça”, aliás, são os primeiros versos ouvidos, ainda a capella, quando se segue a sequência oficial do álbum Imaculada. O disco segue nessa toada, com a cantora marcando posição, sozinha ou com colaboradores.
Faixa de brasilidade sintética, Sentimentos é parceria de Alice com o DJ e produtor musical Mulú. Já Ninfomaníaca junta as vozes de Alice, Urias e Number Teddie (ascendente artista amazonense), parceiros de Alice na composição também assinada por Maffalda. A letra de Ninfomaníaca versa sobre dores e medos provocados por amor e sexo, temas recorrentes em Imaculada, disco que segue a jornada da artista em busca de liberdade.
“Não sinto mais aqueles medos”, confessa Alice em verso da balada Recíproco (Alice Caymmi, Junior Fernandes e Zebu). E por falar em balada, Confidente (Alice Caymmi e Zebu) começa quase interiorizada, conduzida por toque de piano, mas ganha aura quase épica com o avanço da faixa, sobressaindo no disco.
Alice Caymmi canta versão de música japonesa no disco ‘Imaculada’
Direção criativa de Giovanni Bianco
Medusa (Alice Caymmi) também flui bem em movimento sensual, com evocações do universo musical árabe.
Aliás, em se tratando de fluência pop, cabe destacar A lenda da luz da lua, única regravação do repertório do álbum Imaculada. Trata-se de versão em português – escrita pelos integrantes da banda paulista Gaijin Sentai – da música japonesa Moonlight densetsu (Tetsuya Komoro e Kanako Oda, 1999).
A faixa A lenda da luz da lua poderia estar em disco de Pabllo Vittar e, nesse sentido, estimula a visão de quem enxerga Alice Caymmi como cantora indecisa entre seguir em segurança pela trilha da MPB da tia Nana Caymmi – como fez no lapidar álbum Electra – e arriscar acenos para o pop do mainstream habitado por estrelas como Vittar.
Só que, a bem da verdade, neste atual quinto álbum, Alice Caymmi tem o mérito de ser ela mesma. Pena que a grande cantora fique oculta na maioria das 10 faixas, ainda que na música-título Imaculada (Alice Caymmi) os dotes vocais da artista apareçam (um pouco) mais no canto que persegue tom sacro em atmosfera reforçada pelo coro da boa faixa.
“A dor é grande, o peito é pequeno”, expia Alice Caymmi em verso dessa música-título, sinalizando que a jornada existencial de superação – mote do álbum Imaculada – talvez ainda esteja longe do fim.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Pedro Sampaio faz show dançante à la TikTok e anima público no Rock in Rio, mesmo com estrutura reduzida

Published

on

By

DJ e cantor abriu a programação do dia no Rock in Rio 2024. Pouco antes do show, uma estrutura precisou ser retirada por causa dos ventos. Pedro Sampaio no Palco Sunset do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O DJ e cantor Pedro Sampaio fez seu primeiro show no Rock in Rio nesta quinta-feira (19). O artista foi a primeira atração do Palco Sunset, inaugurando a segunda semana de festival.
Minutos antes da apresentação começar, uma estrutura suspensa precisou ser retirada por causa dos ventos fortes – que ameaçariam a segurança da suspensão. A mudança de planos não pareceu afetar o cantor, que fez um show dançante com muitas coreografias de TikTok. Os fãs, jovens em sua maior parte, sabiam os passos de cor.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
A abertura do Sunset costuma ser o único show no sol, mas nesta quinta o calorão deu uma trégua na Cidade do Rock, e a previsão da Climatempo é de que a sensação térmica não passe de 30°C.
No início do show, Pedro Sampaio garantiu: “Faça chuva ou faça sol”, nada o impediria de fazer um dos melhores shows da sua carreira.
Do pop ao funk de favela, a Cidade do Rock se tornou um grande bailão – como manda um de seus versos. Saindo das trends atuais, o show resgatou ainda Bonde das Maravilhas, Bonde do Tigrão, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda.
Pedro Sampaio no Palco Sunset do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O setlist contou com vários trechos de músicas, em sua maioria funk. O artista também incluiu faixas em inglês em novos ritmos, de “Gimme More”, de Britney Spears, a “Set Fire to the Rain”, da cantora britânica Adele.
No fim do show, ele contou a história de seu novo álbum, chamado “Astro”.
“Alguns meses atrás eu pousei numa cidade pequena no litoral de São Paulo. Naquele dia eu não imaginava, mas encontrei um menino chamado Thiago. Ele começou a me gritar e disse que era cantor, e pediu para cantar. Eu quero compartilhar essa história para que vocês não percam a esperança nos sonhos de vocês. Ele foi luz na minha vida e vai ser na de vocês”.
Pedro mostrou um vídeo do menino cantando e disse que foi a criança quem inspirou o novo disco. O jovem Thiago foi chamado para o palco para cantar com o artista.
“Você realizou meu sonho. Você me levou do aeroporto pro palco e do palco pro mundo. Eu te amo”, declarou o jovem após encerrar a canção.
Thiago, que saiu emocionado, foi ovacionado pelo público que gritava seu nome.
Prestes a deixar o palco, já perto de estourar o horário, o público implorou que Pedro Sampaio cantasse um de seus hits, “Cavalinho”. A voz do povo foi ouvida, e o cantor apresentou o hit. Encerrou em seguida, com “Tempos Modernos” (versão do clássico de Lulu Santos), e sua assinatura, “PE-DRO SAM-PAIO”.
Cartela resenha crítica g1
g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio

Published

on

By

Cantor esteve no Parque Bondinho Pão de Açúcar e no heliponto no Morro da Urca para registrar imagens com seu violão. Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Horas antes de subir ao palco do Rock in Rio na noite desta quinta-feira (19), Ed Sheeran visitou alguns pontos turísticos da cidade para gravar um vídeo.
Acompanhado de sua equipe e de um violão, Sheeran esteve no Parque Bondinho Pão de Açúcar e heliponto no Morro da Urca.
O cantor passeou pelo parque, gravou imagens dentro do bondinho e cumprimentou os fãs que estavam no local.
Durante o passeio, ele ainda fez uma postagem nas redes sociais dizendo: “Eu amo estar de volta! Não vamos deixar que demore tanto de novo, hein, Brasil?”.
Ed Sheeran é uma das atrações do Rock in Rio e fecha o Palco Mundo na noite desta quinta-feira (19).
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Roberto Medina diz que está feliz com o resultado do Rock in Rio: ‘Sou um catador de sorrisos’

Published

on

By

Empresário fez ‘primeiro passeio’ pela Cidade do Rock e disse que está satisfeito com edição do festival. ‘A gente cria uma bolha de alegria na nossa cidade’, disse. Roberto Medina faz passeio pelo Rock in Rio.
Rafa
No seu primeiro passeio pela Cidade do Rock, o empresário Roberto Medina afirmou que “está feliz” com o resultado do 40° aniversário do festival e disse que esse é um espaço “de alegria”.
“Eu estou muito feliz (com o que estou vendo). Essa é a primeira vez que consigo sair do meu bunker e estou muito feliz. Mais uma vez essa é uma demonstração de pessoas unidas, felizes. A gente cria uma bolha de alegria na nossa cidade e eu sou um catador de sorrisos”, disse o empresário ao g1 no momento em que passava pelo Global Village.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
No Global Village, Medina afirmou que o espaço foi criado para unir as pessoas.
Espaço de 7.500 metros na Cidade do Rock, o local conta com uma cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo, onde as pessoas podem andam por uma rua, entrar em lojas e experimentar a gastronômia de diversos países.
“Estou muito feliz porque isso aqui ganhou vida. Há anos eu estava desenhando isso com a coreógrafa e o pessoa que faz a roupa. Agora ver ao vivo é outra coisa. Saiu de dentro da gente. Estamos num momento muito difícil do mundo, que as pessoas não estão se falando e isso aqui tem o papel de unir as pessoas. Essa é uma mensagem de paz que a gente está dando com esses continentes aqui”.
Medina também revelou que o show mais aguardado por ele é o do britânico Ed Sheeran.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.