Connect with us

Festas e Rodeios

Racismo no Brasil: casos da semana incluíram ofensas, ‘blackface’ e associação de cabelo a doença

Published

on

Brasil registrou uma série de ataques racistas em diversas cidades nesta semana. Casos ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. O Brasil registrou uma série de ataques racistas em diversas cidades na última semana. O g1 listou os casos que aconteceram em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
O racismo é crime no Brasil, previsto na Lei 7.716/1989, que foi elaborada para regulamentar a punição de atos de preconceito de raça ou de cor. Além disso, desde 2021 o crime de injúria racial pode ser equiparado ao de racismo e ser considerado imprescritível, ou seja, passível de punição a qualquer tempo.
Racismo e injúria racial: entenda a diferença
Os episódios envolveram funcionários públicos, jovens saindo de festa e até parlamentares. Veja a seguir um resumo de cada um dos casos.
Em Goiânia, escola pediu ‘cabelo escovado e maquiagem’ para mães de alunos
Em São Paulo, uma mulher branca associou cabelo de negra a doença
Em Belo Horizonte, estudantes apontaram racismo em repúblicas de Ouro Preto
Em São Paulo, polícia abriu investigação contra Camilo Cristófaro por racismo
Em Niterói, RJ, entregador foi chamado de ‘macaco’
Em São Paulo, houve caso de racismo contra deputado Orlando Silva
No Rio de Janeiro, três amigos negros foram impedidos de sair de festa
Leia abaixo sobre os sete casos de racismo da semana:
1. ‘Cabelo escovado e maquiagem’
Bilhete de escola que pedia que mãe fosse maquiada e com cabelos escovados para sessão de fotos Goiânia Goiás
Reprodução/Arquivo pessoal
Uma escola de Goiânia pediu para que as mães dos alunos estivessem maquiadas e com os cabelos escovados para participarem de uma sessão de fotos com os filhos. Colégio Boas Novas pediu desculpas publicamente a qualquer mãe que tenha se sentido constrangida pelo conteúdo do bilhete.
2. Caso no metrô em SP
Mulher é acusada de racismo dentro do metrô de SP
Welica Ribeiro, mulher negra do Rio de Janeiro, estava num vagão do metrô de São Paulo. Uma mulher, identificada como Agnes Vajda, estava sentada ao seu lado e pediu para que ela tomasse cuidado com o cabelo, crespo, que, segundo Agnes, “poderia passar alguma doença”.
3. Repúblicas de Ouro Preto
Estudantes apontam blackface em festa universitária de república em Ouro Preto (MG)
Estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto denunciaram a atitude de moradores de duas repúblicas estudantis da cidade. Os alunos pintaram o rosto e partes do corpo com tinta escura, praticando a “blackface”. O “blackface” é uma prática que tem pelo menos 200 anos. Uma prática na qual pessoas negras eram ridicularizadas para o entretenimento de brancos.
4. Vereador em São Paulo
PSB de SP desfilia vereador Camilo Cristófaro após fala racista
O vereador de São Paulo Camilo Cristófarofez, durante uma sessão da Câmara Municipal, fez a seguinte declaração: “Não lavar a calçada…é coisa de preto, né?”. Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para investigar a conduta. Após a abertura do inquérito, o vereador admitiu que cometeu um erro ao usar o termo racista e disse que “precisa passar por uma desconstrução desses preconceitos”.
5. Defensora Pública em Niterói
VÍDEO: Defensora pública aposentada chama entregador de ‘macaco’ em Itapu, Niterói
A defensora pública aposentada Cláudia Alvarim Barrozo chamou um entregador de encomendas, que estava estacionado na frente de sua casa, de macaco. O episódio foi gravado pela vítima.
6. Denúncia de Orlando Silva
Orlando Silva em conferência eleitoral do PSOL em São Paulo (SP), em 30 de abril de 2022
ANDRÉ RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar um possível caso de racismo contra o deputado federal Orlando Silva em um restaurante em São Paulo. O agressor teria se levantado e dito ‘Aqui não é seu lugar’. Os investigadores apuram os crimes de racismo, ameaça, injúria, calúnia e difamação.
7. Segurança em festa no RJ
Jovens impedidos de deixar evento no Rio por não desbloquearem celulares denunciam racismo
Trio de amigos foi impedido de deixar a festa ‘Baile Urucum’ sem comprovar que os celulares que carregavam eram deles. Seguranças queriam obrigar que eles desbloqueassem seus telefones para provar que não eram roubados.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

Published

on

By

Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

Published

on

By

Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Lana Del Rey se casa com guia turístico em cerimônia reservada

Published

on

By

Em seu perfil no Facebook, Jeremy Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019. Mesmo assim, o namoro dos dois nunca foi anunciado. Jeremy Dufrene e Lana Del Rey
Reprodução/Facebook
Lana Del Rey se casou nesta quinta-feira (26) em Luisiana, nos Estados Unidos, segundo o site americano “People”. A cantora selou os laços com Jeremy Dufrene, guia turístico com quem ela já tinha sido vista, apesar de nunca terem assumido o namoro.
Fotos e vídeos publicados pelo site “Daily Mail” mostram Lana trajada com um vestido branco e de mãos dadas com Dufrene.
O casal registrou sua certidão de casamento na segunda (23). A cerimônia foi reservada a famílias e amigos.
Dufrene é capitão de uma empresa de aerobarco, a Arthur’s Airboat Tours, que oferece passeios por pântanos repletos de jacarés e pássaros. Em seu perfil no Facebook, Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019.
A última vez que a cantora esteve no Brasil foi em junho de 2023, quando ela se apresentou no festival Mita.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.