Connect with us

Festas e Rodeios

Veja dicas para proteger os animais de estimação no frio e prevenir pets doentes

Published

on

Médico veterinário salienta que é mito que eles não sentem frio por terem pelos. Campanha em BH recolhe roupas, agasalhos, cobertores, toalhas e ração para bichos de rua. Chuvisco, doguinho da fotógrafa Suzana Latini, se protegendo do frio
Suzana Latini/Arquivo pessoal
O inverno começa oficialmente às 6h14 no dia 21 de junho, mas parece que ele sentiu saudade e resolveu chegar com mais de um mês de antecedência.
Em Belo Horizonte, às 6h desta quinta-feira (19), os termômetros marcaram 4,4°C.
Como os meteorologistas haviam avisado, a temperatura caiu bastante em várias regiões do Brasil, inclusive em Minas Gerais. O frio também pode ser prejudicial aos animais de estimação e, por isso, eles precisam de cuidados especiais.
De acordo com o médico veterinário José Lasmar, existem mitos que precisam ser derrubados, como o de que os animais não sentem frio porque têm pelos.
“Eles podem até vir a óbito, como os humanos. É verdade que alguns cães são mais resistentes, mas eles também sentem frio”, diz.
Dentro deste rol dos mais “fortes”, o especialista destaca as raças husky siberiano e bernese.
Pug já está preparado para a chegada do inverno
Unsplash/Divulgação
Contudo, ele ressaltou que os doguinhos sem raça definida (SRD), os famosos vira-latas, magros e com pelagem curta, podem morrer por causa das baixas temperaturas. Lasmar explica que quando o animal está todo enrolado é sinal de que ele está com muito frio.
Os gatos de pelagem curta também podem ser vítimas do frio. E os de pelos compridos, como os persas, podem usar roupas de frio, mas elas podem causar “bolos” que, posteriormente, precisam ser tosados.
O soninho da beleza no aconchego e no quentinho
Unsplash/Divulgação
Veja como proteger os pets:
Coloque neles roupas confortáveis e quentinhas;
Eles devem ser abrigados fora do alcance das correntes de ar e de ventos fortes;
A cama precisa ser fofa e, se possível, feita com tecidos de algodão, porque esquentam e são mais confortáveis;
A alimentação não sofre alteração no tempo de frio. Eles podem comer normalmente;
A atividade física, como a caminhada, deve ser mantida;
Ao contrário da alimentação e dos exercícios, os banhos devem ser evitados.
Doenças
Lasmar explica que, assim como acontece com os seres humanos, os animais também podem ter a saúde afetada.
Cães
No período de frio, principalmente no outono e inverno, os cachorros podem ter traqueobronquite infecciosa, doença conhecida também como gripe dos cães, gripe dos canis, tosse dos canis ou, ainda, coqueluche canina, que pode ser causada por vírus ou bactérias.
Para evitá-la, Lasmar orienta que os eles sejam vacinados, em dose única, com validade de um ano. O imunizante custa em torno de R$ 110.
Cama e cobertor pets dão mais conforto aos animais
Unsplash/Divulgação
A prevenção é válida para todos os dogs, mas o veterinário salienta que os animais com narizes curtos – como pugs e buldogues francês e inglês – são mais propensos à doença.
Independentemente da raça, o especialista orienta que bichos que frequentam hotéis pet, pet shops, pracinhas e canis precisam ser imunizados por causa do convívio com os amiguinhos peludos.
Em caso de contaminação, o tratamento é feito sob prescrição médica veterinária, com antialérgicos e anti-inflamatórios.
Lasmar diz que o sintoma da doença é uma tosse muito severa, com ânsia de vômito, e que pode levar o tutor a se enganar e achar que o animal se engasgou.
Gatos
No frio, os gatos podem adoecer com pneumonia felina bacteriana. Não há tosse e, por isso, o tutor precisa redobrar a atenção.
O tratamento é feito com antibiótico. Não há vacina como prevenção.
Bichos de rua
Voluntários distribuem roupinhas de frio para animais de rua
Agasalha Pet/Divulgação
Assim como acontece com os humanos, são os animais em situação de rua os que mais sofrem com o tempo gelado.
Saiba como e onde doar agasalhos e cobertores a quem precisa em BH
Em Belo Horizonte, os alunos do curso de medicina veterinária do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) estão fazendo a campanha Agasalha Pet. A ação recebe roupas, agasalhos, cobertores, toalhas, ração e outros itens para os animais de rua.
As doações podem ser entregues no Hospital Veterinário do UniBH, no bairro Buritis, em horário comercial.
Serviço
Agasalha Pet
Ponto de coleta: Hospital Veterinário do UniBH (Rua Líbero Leone, 259 – Buritis), horário comercial
Vídeos mais vistos no g1 Minas na semana:

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

Published

on

By

Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

Published

on

By

Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Lana Del Rey se casa com guia turístico em cerimônia reservada

Published

on

By

Em seu perfil no Facebook, Jeremy Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019. Mesmo assim, o namoro dos dois nunca foi anunciado. Jeremy Dufrene e Lana Del Rey
Reprodução/Facebook
Lana Del Rey se casou nesta quinta-feira (26) em Luisiana, nos Estados Unidos, segundo o site americano “People”. A cantora selou os laços com Jeremy Dufrene, guia turístico com quem ela já tinha sido vista, apesar de nunca terem assumido o namoro.
Fotos e vídeos publicados pelo site “Daily Mail” mostram Lana trajada com um vestido branco e de mãos dadas com Dufrene.
O casal registrou sua certidão de casamento na segunda (23). A cerimônia foi reservada a famílias e amigos.
Dufrene é capitão de uma empresa de aerobarco, a Arthur’s Airboat Tours, que oferece passeios por pântanos repletos de jacarés e pássaros. Em seu perfil no Facebook, Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019.
A última vez que a cantora esteve no Brasil foi em junho de 2023, quando ela se apresentou no festival Mita.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.