Connect with us

Festas e Rodeios

Filme ‘As faces do Mao’ expõe fronte ativista de eterno garoto punk da periferia do ABC Paulista

Published

on

Em cartaz na 45ª Mostra de Cinema de São Paulo, o documentário de Dellani Lima e Lucas Barbi traça o perfil idealista do fundador da banda Garotos Podres. Cartaz do filme ‘As faces do Mao’, de Dellani Lima e Lucas Barbi
Divulgação
Resenha de documentário musical
Título: As faces do Mao
Direção e roteiro: Dellani Lima e Lucas Barbi
Produção: Multiverso Produções
Cotação: * * * 1/2
♪ Filme em cartaz na 45ª Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival em sessões online na plataforma Mostra Play e em sessões presenciais no Espaço Itaú de Cinema (na Sala 2, em 30 de outubro, às 18h20m) e na Reserva Cultural (na Sala 1, em 31 de outubro, às 16h10m)
♪ “Vou morrer defendendo o ser humano”, avisa Mao, quase ao fim do filme em que é perfilado pelos cineastas Dellani Lima e Lucas Barbi. Em vez de soar como pura retórica, a fala é legitimada por tudo que se viu e ouviu ao longo dos 77 minutos de As faces do Mao, documentário que estreia na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com sessões online (na plataforma Mostra Play) e presenciais (em 30 e 31 de outubro).
A declaração expressa a força resistente que move a vida e alma de José Rodrigues Mao Júnior – eterno garoto punk da periferia do ABC Paulista, embora atualmente seja um senhor de 58 anos, nascido em março de 1963.
Esse senhor já foi garoto pobre que se autodenominou podre. Fundador da banda punk Garotos Podres, criada em 1982 no município paulista de Mauá (na periferia da periferia do ABC, como situa Mao em certo take do filme), José Rodrigues Mao Júnior é cantor, compositor, professor de História, sindicalista e militante do PT, daqueles que vestem literalmente a camisa de Luiz Inácio Lula da Silva.
Contudo, todas as faces de Mao convergem no traço ativista que molda o perfil do artista. Dellani Lima e Lucas Barbi evidenciam esse traço marcante de Mao ao costurar o roteiro do documentário com números de shows da banda Garotos Podres, trechos de aulas do professor, entrevistas atuais com o protagonista do filme, fragmento de palestra sobre o punk no Brasil e imagens de arquivo – como a que mostra o grupo em cena no programa TV Mix, comandado pelo apresentador Serginho Groisman na TV Gazeta nos anos 1980.
A edição do filme resulta lenta, sobretudo no primeiro terço da narrativa, mas a morosidade inicial é redimida ao fim pelo molde comovente do retrato desse artista fiel à própria ideologia punk e socialista.
“A música é uma forma de intervenção política”, prega Mao em determinado momento do filme. Mais uma vez, a fala fica corroborada pelas muitas imagens da banda Garotos Podres (cuja disputa judicial de Mao com ex-integrantes do grupo pelo uso da marca é tema posto fora da pauta do roteiro).
Impressiona a energia vital com que Mao ainda exerce a função de vocalista desse grupo que marcou época nos primórdios do movimento punk do Brasil, legando ao menos dois álbuns relevantes, Mais podres do que nunca (1985) e Pior que antes (1988).
Desses álbuns, saíram músicas como Vou fazer cocô (Mao, Mauro e Sukata, 1985), Anarkia oi! (Mao, Mauro, Sukata e Português, 1985), Caminhando para o nada (Mao e Ciro, 1998), Garoto podre (Mao e Ciro, 1988), Proletários (Mao e Ciro, 1988) e Rock de subúrbio (Mao e Mauro, 1988) – hinos ouvidos no filme que fizeram a cabeça de garotos pobres e trabalhadores de outras periferias e que ainda fazem sentido no Brasil de 2021.
Ainda em atividade, a banda se posiciona no filme contra o fascismo e contra toda forma de opressão. Quando foca os atuais Garotos Podres em estúdio, em sessão recente feita para gravar o rock hispânico Mucha policía, poca diversión (Juan Manuel Soarez Fernandez, Francisco Gallan Portillo e Jesus Maria Exposito Lopez, 1983), sucesso da banda punk espanhola Eskorbuto (1980 – 1998), o filme As faces do Mao deixa claro que continua a luta por justiça e igualdade social, mote da existência de José Rodrigues Mao Jr., eterno garoto idealista de face já senhoril, disposto a viver e cantar até morrer em defesa do ser humano.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Iza mostra o rostinho da filha, Nala

Published

on

By

As imagens dos posts mostram ainda cenas como a da bebê segurando o dedo da artista, além da visita de parentes. Iza posta o rosto de Nala pela primeira vez
Carol Caminha/Instagram oficial Iza
A cantora Iza postou nas redes sociais, pela primeira vez, neste sábado (9), imagens do rosto da filha Nala, nascida em outubro.
As imagens dos posts mostram ainda cenas como a da bebê segurando o dedo da artista, além da visita de parentes.
A cantora Iza deu à luz Nala, sua primeira filha com o jogador de futebol Yuri Lima, no dia 13 de outubro. A menina nasceu no Hospital Perinatal da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Initial plugin text
Nasce Nala, filha da cantora Iza
g1/Instagram

Continue Reading

Festas e Rodeios

VÍDEO: Ludmilla anuncia gravidez de Brunna Gonçalves

Published

on

By

Notícia foi dada através de um vídeo exibido no telão durante um show da turnê Numanice, que trouxe imagens do casal. Ludmilla anuncia gravidez de Bruna Gonçalves
Ludmilla e Brunna Gonçalves estão à espera do primeiro filho. A notícia foi dada através de um vídeo exibido no telão durante um show da turnê Numanice, que trouxe imagens do casal.
No vídeo, que também foi postado nas redes com a legenda “Agora somos 3”, Ludmilla aparece pintando um quadro, enquanto Bruna dança (veja acima).
A pintura, que inicialmente não revela sua forma, transforma-se no desenho de um bebê. No momento em que a gravidez é anunciada, o vídeo ganha cores, simbolizando a nova fase na vida do casal.
LEIA TAMBÉM:
Ludmilla e Brunna querem ser mães e falam sobre maternidade: ‘Um filho no mundo hoje é uma coisa de coragem’
Ludmilla grava álbum ‘Numanice ao vivo 3’ no Rio de Janeiro com Belo, Menos é Mais e Veigh
Em resposta a Thiago Gagliasso sobre racismo, Ludmilla conta caso em que diz ter sido chamado de ‘macaca’ pelo deputado

Continue Reading

Festas e Rodeios

Ludmilla anuncia a gravidez da mulher, Brunna Gonçalves

Published

on

By

A cantora e a dançarina estão casadas desde o fim de 2019. Elas tinham anunciado o relacionamento em julho do mesmo ano. Ludmilla anuncia gravidez de Brunna Gonçalves
A cantora Ludmilla e sua mulher, a dançarina Brunna Gonçalves, anunciaram que estão esperando um bebê.
O anúncio da gravidez de Brunna foi feito inicialmente durante o show da turnê Numanice 3, realizado neste sábado (09) em São Paulo, e posteriormente nas redes sociais da cantora e da dançarina. Em um comunicado, a assessoria da cantora brincou com o nome da turnê da artista: “Numababy a caminho”.
No vídeo exibido no show e postado nas redes, Ludmilla aparece pintando um quadro, enquanto Brunna dança, em movimentos suaves. A pintura, que inicialmente não revela sua forma, transforma-se no desenho de um bebê. No momento em que a gravidez é anunciada, o vídeo ganha cores, simbolizando a nova fase na vida do casal.
Ludmilla e Brunna estão casadas desde o fim de 2019. Elas tinham anunciado o relacionamento em julho do mesmo ano.
Ludmilla é uma das artistas mais conhecidas do Brasil atualmente e já foi premiada nacional e internacionalmente com prêmios como Grammy Latino, Prêmios Multishow de Música Brasileira e indicação ao BET Awards. Além de dançarina, Brunna é influenciadora digital e participou do Big Brother Brasil em 2022.
Ambas passaram a infância na Baixada Fluminense e se conheceram durante testes de Brunna para participar do grupo de dançarinos dos shows de Ludmilla.
Ludmilla anuncia gravidez da mulher Brunna Gonçalves
Reprodução
Brunna Gonçalves
Reprodução
Ludmilla e Brunna no Planeta Atlântida
g1
Ludmilla durante casamento com Brunna
Reprodução/Instagram
Initial plugin text

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.