Connect with us

Festas e Rodeios

Filme ‘Manguebit’ foca a revolução musical de Pernambuco como agudo estado de consciência social

Published

on

Com a estética suja das fitas VHS dos anos 1990, década do movimento liderado por Chico Science, o documentário de Jura Capela pode ser visto em sessões online do 14º festival In-Edit Brasil. Cartaz do filme ‘Manguebit’, de Jura Capela
Reprodução
Resenha de documentário
Título: Manguebit
Direção e roteiro: Jura Capela
Produção: Jura Filmes
Cotação: * * * 1/2
♪ Filme disponível gratuitamente em sessão online, até 26 de junho de 2022, na 14ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
♪ Há no filme Manguebit um depoimento que traduz bem a essência do documentário roteirizado e dirigido por Jura Capela. É quando Rogério Rogerman, fundador do grupo pernambucano Bonsucesso Samba Clube, caracteriza o movimento musical dos anos 1990 como um “estado de consciência”, uma tomada de atitude cultural.
É sob esse viés sociológico que Capela documenta o Manguebit, movimento grafado no título do filme com o nome original, e não com a grafia Mangue Beat adotada pela mídia de Rio de Janeiro e São Paulo a partir de 1994, ano em que o lançamento do primeiro álbum de Chico Science & Nação Zumbi, Da lama aos caos, fez a revolução extrapolar as fronteiras do Recife (PE).
Com estética intencionalmente suja que evoca as imagens das fitas VHS da década de 1990, o diretor e roteirista entrelaça depoimentos de nomes relevantes da cena musical pernambucana – Cannibal, Fred O4, Jorge Du Peixe, Lirinha, Otto, Roger de Reno e Toca Ogan, entre outros, além de takes de entrevistas de Chico Science (1966 – 1997) – com trechos de shows e clipes da época.
O formato do filme Manguebit é convencional, mas se revela satisfatório porque a multiplicidade de opiniões e imagens realça o caráter coletivo do movimento gerado por jovens insatisfeitos com a falta de perspectiva social em um Recife (PE) enlameado e esfacelado por bolsões de pobreza e injustiça social.
Estreado em dezembro de 2021, dentro da programação da 23ª edição do Festival do Rio, o filme vem sido exibido em outras mostras ao longo de 2022, festejando 30 anos da existência do movimento para quem considera que o ponto de partida foi o texto Caranguejos com cérebro, escrito por Fred O4, mentor da banda Mundo Livre S/A, e publicado em julho de 1992.
Escrito para divulgar o movimento, o texto de 04 acabou alçado ao status de manifesto por expor a ideologia dos mangueboys, enfim, por pensar o Manguebit como um movimento. Movimento que se beneficiou do império audiovisual da década de 1990.
O filme mostra como a chegada da MTV no Recife (PE) impulsionou o movimento, inicialmente concentrado em redutos culturais da cidade como a já lendária Soparia, parada noturna obrigatória para os recifenses que queriam ficar antenados com a música que surgia, enraizada nas tradições dos ritmos pernambucanos – simbolizados pelos tambores do maracatu – mas com os ouvidos abertos para os sons do mundo.
Entre depoimentos que reverberam sensos comuns sobre o Mangue Beat, a entrevista de Karina Buhr se destaca por jogar luz sobre o machismo também enraizado nas mentes de alguns mangueboys. Percussionista de bandas como Comadre Fulozinha antes de se lançar em carreira solo em 2010, Buhr relata que as mulheres do Mangue Beat enfrentavam “uma dificuldade grande de serem tratadas de igual para igual”.
De fato, é como um movimento protagonizado por homens que o Mangue Beat irrompeu no Brasil a partir de 1994, extrapolando a fronteira da música e dialogando com outras formas de arte, como o cinema. Filme de Lírio Ferreira, Baile perfumado (1996) também é enfocado pelo diretor Jura Capela para mostrar a pluralidade artística de movimento que também sucumbiu às pressões da indústria do disco.
A Nação Zumbi recorda que a abordagem de Maracatu atômico (Jorge Mautner e Nelson Jacobina, 1973) no segundo e último álbum da banda com Chico Science, Afrociberdelia (1996), foi fruto da imposição da gravadora Sony Music para que o repertório do disco incluísse a regravação de música conhecida. E, justiça seja feita, o próprio grupo admite que a pressão teve efeito benéfico, já que o maracatu lançado na voz de Gilberto Gil, duas décadas atrás, se tornou naturalmente indissociável da Nação Zumbi desde então.
Sem se ater aos protagonistas do movimento, o diretor Jura Capela também da voz a outros músicos, como Cannibal, vocalista e baixista da banda punk Devotos. Mesmo dissociada do Mangue Beat no imaginário nacional, a banda também fez parte desse movimento pop que uniu jovens pobres que fizeram da música – cada um no próprio ritmo – uma arma para derrubar o apartheid social do Recife (PE), legitimando a tese de que, mais do que um som poderoso, o Mangue Beat foi um agudo estado de consciência de que era preciso tomar um atitude.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

MC Ryan SP posta vídeo e diz estar arrependido, após vazar foto em que funkeiro parece agredir ex

Published

on

By

Após dias fora das redes, funkeiro voltou ao Instagram e publicou um vídeo pedindo perdão à sua família. O funkeiro MC Ryan SP
Divulgação
O funkeiro MC Ryan SP publicou um vídeo na madrugada deste domingo (29) e disse estar arrependido, após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes em sua ex-namorada, a influenciadora Giovanna Roque.
Na postagem, Ryan pede perdão à Giovanna e diz que não foi leal à sua família e ao seu relacionamento.
“Nada nunca vai justificar meus erros”, disse o funkeiro no vídeo. A publicação já tem mais de 1 milhão de visualizações.
A foto viralizou nas redes sociais na última semana. Com a repercussão negativa, Giovanna Roque chegou a publicar um vídeo em seu Instagram em defesa do ex-namorado na última sexta-feira (27).
Na postagem, a influenciadora disse que o cantor estava sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. “O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou.
“Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura para o inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
A imagem também fez com que o cantor tivesse alguns de seus shows cancelados.
O funkeiro se apresentaria em uma casa de shows de Sorocaba, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (27), junto de MC Hariel e MC Paiva, na UZNA, com o show especial “Funk You”, uma homenagem ao MC Marcinho – um dos principais responsáveis pelo crescimento do funk no Brasil – e ao ritmo do funk melody.
O cantor também teve um show cancelado em Maringá (PR) no sábado (28). MC Ryan SP fazia parte do line-up do Maringá Folia.

Continue Reading

Festas e Rodeios

21 kg de penas e esquisitice: você precisa conhecer Pesto, o bebê pinguim gigante

Published

on

By

Com apenas 9 meses, ave de 90 centímetros conquistou a internet com o seu jeito atrapalhado. Bebê pinguim de 9 meses e 21 kg é o novo ídolo da internet
O bebê pinguim Pesto é a prova que faltava para mostrar que estamos atravessando uma onda de fofura animalesca.
Assim como Moo Deng, a pequenina hipopótamo pigmeu que deixou a internet caída às suas patas, Pesto ganhou uma legião de adoradores na internet.
Levantamento do Google aponta que, na última semana, a busca pelo termo “Pesto Pinguim” superou em mais de 100% a procura pelo termo “Pesto Pasta”; o popular molho da culinária italiana foi a inspiração o nome do animalzinho.
O que chama atenção dos cuidadores e dos fãs é o grande tamanho da ave que, mesmo tendo apenas 9 meses de idade, possui 21 quilos e 90 centímetros de altura.
Além disso, Pesto conserva uma plumagem exuberante, própria de pinguins recém-nascidos e que o faz se destacar rapidamente entre os demais.
🐧 Muitos reconhecem os pinguins adultos por suas penas pretas e brancas, já os pinguins-rei nascem com plumagem marrom. Assim que aprendem a nadar, eles iniciam a troca dessas penas em um processo conhecido como muda.
Em suma, Pesto é um bebezão com um andar atabalhoado, e um grande apetite por peixes. Segundo suas cuidadoras, o pinguim-rei come nada menos do que 25 peixes por dia.
LEIA TAMBÉM
É possível tanta fofura? Conheça Moo Deng, a bebê hipopótamo que está conquistando as redes
Chá de revelação e aulas de mergulho
Mas todo esse sucesso não veio de imediato. A vida de celebridade digital começou no início de setembro, quando os cuidadores de Pesto fizeram uma chá de revelação de gênero. O animal está visível para o público do Sea Life Aquarium (Melbourne, Austrália) desde abril.
Initial plugin text
Como não é possível aos humanos identificar o sexo dos pinguins ao olho nu, a identificação do gênero da pequena ave ocorreu com o auxílio de um teste sanguíneo.
O próximo grande passo para o pinguim é aprender a nadar, o que deve ocorrer muito em breve. Para isso, o bebê contará com o empurrãozinho dos pinguins mais velhos que o tutelam, Tango e Hudson.
Nesse momento, Pesto trocará sua plumagem marrom escuro para o preto e branco convencional — um rito de passagem para a vida adulta.
Assim como Pesto, a maioria dos 60 pinguins do Sea Life Aquarium possuem nomes relacionados a alimentos, como Pudim, Whopper e Lamingtons.
Pinguim Pesto, com 21kg aos 9 meses.
SEA LIFE Melbourne/Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Caetano Veloso e Maria Bethânia afagam o público paraense com canto de hit de Joelma em show em Belém

Published

on

By

“Eu vou tomar um tacacá / Dançar, curtir, ficar de boa / Pois quando chego no Pará / Me sinto bem, o tempo voa”
♫ COMENTÁRIO
♩ Ninguém imaginou que os versos de Voando pro Pará (Chrystian Lima, Isac Maraial, Nilk Oliveira e Valter Serraria, 2015) – música lançada pela cantora paraense Joelma há nove anos e revitalizada em 2023 – um dia fossem cantados por Caetano Veloso e Maria Bethânia. Juntos. No Pará.
Pois o improvável aconteceu na noite de ontem, 28 de setembro. Na passagem do show da turnê Caetano & Bethânia por Belém (PA), em apresentação no estádio popularmente conhecido como Mangueirão, os irmãos afagaram o público paraense com o canto de Voando pro Pará, música que exalta o estado do norte do Brasil.
Foi a primeira surpresa na estrada de um roteiro que, até então, tinha permanecido imutável desde a estreia nacional da turnê em 3 de agosto na cidade do Rio de Janeiro (RJ). E, verdade seja dita, a homenagem aos paraenses resultou simpática, vibrante, a julgar por vídeo postado no Instagram pelo perfil Caetano Veloso é foda.
Resta saber se os irmãos vão seguir com a tradição de homenagear públicos locais quando o show da turnê Caetano & Bethânia chegar em cidades como Recife (PE), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) – como fez Marisa Monte ao longo da turnê Portas (2022 / 2023) – ou se o canto de Voando pro Pará será somente um (oportuno) ponto fora da curva na rota da turnê.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.