Coisas do Mato

Após quase entrar em extinção, árvore que produz óleo de pau rosa passa por novo processo de extração

Published

on

Linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes. Linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes.
globo reporter
Extraído da árvore de mesmo nome, o óleo do Pau Rosa é famoso na indústria da perfumaria e também quando o assunto é medicina caseira. O linalol, substância extraída da planta, é usado como fixador de perfumes.
E é esse o principal ingrediente de perfumes franceses que, inclusive, ganharam fama e foram eternizados por estrelas como Marilyn Monroe.
Mas a extração dessa essência quase levou o Pau Rosa a extinção. Estima-se que até 2002, cerca de dois milhões de árvore foram derrubadas em cerca de 10 milhões de hectares da Floresta Amazônica.
A árvore que já foi encontrada em toda a Amazônia, hoje só é possível ser vista em municípios, como, Parintins, Maués, Presidente Figueiredo e Novo Aripuanã.
E para manter as árvores em pé para as próximas gerações, empresários deram início à extração sustentável do óleo. A técnica que antes usava o tronco da espécie, hoje se debruça sobre as folhas, permitindo uma maior utilização da espécie.
Pau Rosa quase foi extinto por causa da extração descontrolada no Amazonas
Reprodução
Veja os vídeos mais assistidos pelo g1 Amazonas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.