Próxima edição do festival de cinema vai acontecer de forma presencial, com público, entre os dias 10 e 20 de fevereiro. M. Night Shyamalan será o presidente do júri do próximo Festival de Berlim
Angela Weiss / AFP
O diretor americano Manoj Nelliyattu Shyamalan foi designado como presidente do júri do 72º Festival de Cinema de Berlim, anunciaram os organizadores do festival nesta terça-feira (19).
Previsto entre 10 e 20 de fevereiro, o festival de cinema europeu mais importante depois de Cannes e Veneza, acontecerá presencialmente, com público, enquanto sua edição 2021 foi quase exclusivamente online.
Veja entrevista de M. Night Shyamalan ao g1 sobre o filme ‘Tempo’:
VÍDEO: ‘Um dos meus filmes mais emocionais’, diz M. Night Shyamalan sobre ‘Tempo’
O cineasta americano de origem indiana, de 51 anos, mais conhecido como “Night Shyamalan”, ficou famoso para o grande público com seu thriller psicológico “O Sexto Sentido”, de 1999, que foi protagonizado por Bruce Willis e rendeu seis indicações ao Oscar.
Desde então, dirigiu filmes de suspense, com conotações sobrenaturais, como “Depois da Terra”, “A Visita”, “Vidro” e “Tempo”, do ano passado, aos quais soma-se a série de televisão “Wayward Pines”.
“Em seus filmes, criou um universo no qual medos e desejos estão muito próximos, em que os jovens não são somente personagens principais, são também motores para superar os medos”, disse em um comunicado o diretor artístico do Festival de Berlim, Carlo Chatrian, que descreveu Shyamalan como “cineasta único”.
O diretor M. Night Shyamalan durante as gravações de ‘Tempo’
Divulgação
Após a pandemia que afetou o festival na edição deste ano, os organizadores apostam no retorno do público nesta próxima ocasião.
O prêmio principal do festival, o “Urso de Ouro”, foi concedido este ano a “Bad Luck Banging or Loony Porn”, uma sátira social do cineasta romeno Radu Jude.
Festival Berlinale em fevereiro de 2020
Britta Pedersen/dpa via AP