Festas e Rodeios

Morre músico Letieres Leite, maestro da Orquestra Rumpilezz e autor de arranjos de artistas como Ivete e Bethânia

Published

on

Artista morreu nesta quarta-feira (27). Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a causa da morte. Letieres Leite: morre músico e maestro da Orquestra Rumpilezz
Morreu nesta quarta-feira (27) o maestro e compositor Letieres Leite, aos 61 anos, em Salvador. A informação foi confirmada pela produção do artista.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a causa da morte. De acordo com a produção do artista, ele passou mal nesta quarta e morreu na casa onde morava, na Avenida Octávio Mangabeira, na capital baiana.
Morre músico Letieres Leite
Gustavo Mões/Divulgação
Letieres dos Santos Leite nasceu em Salvador. Ele era arranjador, compositor, instrumentista e estava à frente do Instituto Rumpilezz, mesmo nome da orquestra que criou em 2006.
Além de reger a orquestra, o artista era o responsável por todo o conceito – figurinos, ambientação – passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão.
REPERCUSSÃO: Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown lamentam a morte de Letieres
Ivete Sangalo se despede de Letieres Leite, autor de arranjos de hits de sucesso: ‘Talento é poderoso demais’
Revolucionário e genial: quem foi Letieres Leite, parceiro de Caetano e Ivete e que levou o Universo Percussivo Baiano para o mundo
Percussionista e saxofonista que acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, o músico baiano foi o responsável pelos arranjos de muitos sucessos da musa, incluindo “Festa”, “Empurra-empurra”, “Tô na rua” e “Abalou”.
Morre músico Letieres Leite, maestro da Orquestra Rumpilezz e autor de arranjos de artistas como Ivete e Bethânia
Reprodução / Redes Sociais
Neste ano, Letieres Leite contribuiu com arranjos para o disco Noturno, de Maria Bethânia. Nas redes sociais, ele parabenizou a cantora.
“Ansioso por escutar este novo disco NOTURNO onde tive o prazer e a honra de ter feito Arranjos. Viva ”, disse Letiere Leite, em junho deste ano.
Letieres Leite parabenizou Maria Bethânia pelo disco lançado em junho deste ano
Reprodução / Redes Sociais
Letieres Leite começou a “alinhavar as primeiras ideias” no tempo em que estudava no Konservatorium Franz Schubert, em Viena, na Áustria, onde morou por seis anos. De volta ao Brasil, montou uma escola chamada Academia de Música da Bahia, onde começou a desenvolver pesquisas.
Além de artistas que lamentaram a morte de Letieres Leite, autoridades e instituições também se manifestaram nas redes sociais.
Autoridades lamentam
O governador da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte do maestro e disse que ele levou a percussão baiana para o mundo.
“Letieres revelou talentos com o projeto Rumpilezz e levou nossa percussão para o mundo. Sua morte é uma enorme perda para a cultura da Bahia e para todos nós que admirávamos a sua genialidade. Que Deus conforte o coração dos seus familiares”, afirmou o governador.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou nas redes sociais que os legados do maestro jamais serão esquecidos.
“Que dia triste para música da Bahia e de todo Brasil! O maestro Letieres Leite é um dos maiores músicos desse país. Sua história e legado com a Orkestra Rumpilezz jamais serão esquecidos da nossa memória. Que Deus conforte toda família e amigos neste momento de profunda dor!”, disse Bruno Reis.
A secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, afirmou que o setor cultural do estado, do país e do mundo perdeu um grande personagem.
“Hoje sinto uma tristeza profunda. O músico, maestro, arranjador, fundador da Orkestra Rumpilezz, querido amigo e filho de Xangô, Letieres Leite faleceu. Traduziu nossas raízes rítmicas em método de ensino chamado Universo Percussivo Baiano (UPB), uma pessoa sem igual. A cultura da Bahia, do Brasil e do mundo perde, nesta data, um grande personagem”, afirmou a secretária.
Instituições se manifestam
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) também lamentou a morte de Letieres e disse que o baiano atuava como coordenador artístico pedagógico do Curso de Música do Centro de Formação em Artes da Funceb, onde lecionava sobre o seu método Universo Percussivo Baiano (UPB).
Além disso, a Funceb contou que Letieres Leite atuou em diversos projetos de formação musical do órgão nos últimos 10 anos.
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) desejou solidariedade a amigos e familiares do músico e disse que está em luto.
A Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) também prestou uma homenagem a Letieres Leite e lembrou de quando dividiu palco com a Orkestra Rumpilezz durante a gravação do primeiro DVD comercial do grupo, em 2013..
“Somos gratos por todo o carinho compartilhado durantes esses anos e nos solidarizamos com a dor de todos os parentes e amigos que estão, como nós do NEOJIBA, sentidos pela perda desse grande artista e ser humano”, afirmou a Neojiba.
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) também divulgou uma nota de pesar pela morte de Letieres Leite. No texto, o chamou de instrumentista multitalentoso e lembrou da atuação do maestro em pesquisas acerca da musicalidade de matriz africana.
O Itaú Cultural também lamentou a morte do maestro e divulgou uma série de homenagens que prepararam para o músico.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
Ouça ‘Eu te explico’

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.