Festas e Rodeios

Morre o artista plástico Fernando Calderari, aos 82 anos

Published

on

Artista paranaense participou de mais de 40 exposições, no Brasil e exterior. Morte foi confirmada na madrugada desta terça-feira (14), em Curitiba. Fernando Calderari morreu aos 82 anos
Arquivo RPC
Morreu aos 82 anos, em Curitiba, o artista plástico Fernando Calderari. Nascido na Lapa, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, Calderari foi pintor, gravador e professor. A morte do artista foi confirmada na madrugada desta terça-feira (14).
Formado em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Calderari se interessou pela arte ainda criança ao ver um artista fazer uma pintura histórica de uma igreja da Lapa.
Desde a década de 1960, Fernando Calderari fez mais de 40 exposições, que passaram pelo Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo exterior.
O artista costumava dizer que as obras dele passaram por várias fases, sendo a mais recente as pinturas de “marinhas”, onde Calderari fazia quadros de embarcações.
“A arte é a expressão mais básica para a cultura de uma nação. Em todos os aspectos: música, teatro, dança, balé, até o cinema. Tudo isso faz parte da cultura de um individuo. Então, é o retrato vivo de uma nação”, afirmou durante entrevista, em 2014, à Televisão Paraná Educativa.
O velório de Fernando Calderari será feito das 10h às 17h, na capela 2 do Cemitério Iguaçu, em Curitiba.
Obra de Fernando Calderai
Arquivo/RPC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado no g1 Paraná.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.