Festas e Rodeios

Filho de Sérgio Ricardo, João Gurgel aborda a obra do pai no disco solo ‘Conversação de paz’

Published

on

♪ Artista multimídia, o paulista Sérgio Ricardo (18 de junho de 1932 – 23 de julho de 2020) foi compositor, cantor, cineasta, pianista (de formação clássica) e pintor. Filho de Ricardo, João Gurgel também atua em múltiplas plataformas artísticas como cantor, compositor, violonista, poeta e artista plástico.
Com capa que expõe colagem, o primeiro disco solo de João Gurgel está sendo lançado neste mês de dezembro de 2021 via Tuhu Music, selo fonográfico do alemão Micah El Tuhu (amigo e parceiro de Sérgio Ricardo), reconectando João com Sérgio.
Como o título já antecipa, o disco Conversação de paz – Um tributo a Sérgio Ricardo gravita em torno do cancioneiro nacionalista do pai de João Gurgel. Situado na tênue fronteira entre álbum e EP, o disco apresenta sete músicas do compositor.
Capa do disco ‘Conversação de paz – Um tributo a Sérgio Ricardo’, de João Gurgel
Divulgação
A música-título Conversação de paz foi apresentada há 50 anos por Sérgio Ricardo no álbum Arrebentação (1971). Com exceção de Folha de papel (1963), João Gurgel escolheu músicas menos conhecidas da obra do compositor.
As composições Bichos da noite (parceria de Sérgio Ricardo com Joaquim Cardoso, de 1967), Cacumbú (1975), Emília (1977), Lá vem pedra (1979) e Bate palma (2019) integram a seleção do disco gravado sob direção musical do próprio João Gurgel, responsável pela produção musical e pelos arranjos das sete faixas.
A intenção foi adicionar toques de jazz, pop, soul, funk e rock à obra do compositor sem diluição da brasilidade entranhada no cancioneiro de Sérgio Ricardo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.