Festas e Rodeios

Baterista Humberto Zigler cruza mar de influências africanas na rota do álbum ‘The fisherman’

Published

on

Músico gaúcho sintetiza referências no primeiro disco solo em 30 anos de carreira. ♪ Primeiro álbum solo do baterista e percussionista Humberto Zigler, artista gaúcho residente em São Paulo (SP) desde 1999, The fisherman sintetiza os 30 anos de caminhada deste músico que, vindo de família de pescadores, pôs os pés na profissão nos bailes da vida noturna de Florianópolis (SC).
Lançado em 5 de novembro deste ano de 2021, três anos após a pré-produção iniciada em 2018, o álbum The fisherman é resultado das andanças de Zigler por palcos de New Orleans (EUA), onde vislumbrou a ideia de evocar os tambores matriciais da África.
Os toques dos percussionistas Rodrigo “Pirituba” e Thiaguinho Silva na gravação de Saci – tema de autoria de Zigler, que também assina as composições Pescador, Tao e Trem da vida no repertório desse disco solo também editado em CD pela gravadora Kuarup – exemplificam o pretendido elo com a África. Se Saci pula no passo do ijexá, com influência do jazz e inspiração no toque do berimbau, Tao ecoa a rítmica percussiva do oeste africano.
Já a abordagem de O cio da terra (Milton Nascimento e Chico Buarque, 1977) se assenta sobre a interação da viola caipira de Ricardo Vignini com o piano erudito de Daniel Grajew, compositor de Pangeia, outra das dez composições que pavimentam a travessia de Humberto Ziegler pelo mar de influências e referências cruzadas na rota do álbum The fisherman.
Capa do álbum ‘The fisherman’, de Humberto Zigler
Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.