Festas e Rodeios

Gabriel García Márquez teve filha fora do casamento, diz jornal

Published

on

Artigo do jornal colombiano ‘El Universal’ afirma que o escritor teve filho com a jornalista mexicana Susana Cato, 33 anos mais jovem. Indira Cato tem hoje 31 anos. O escritor Gabriel García Márquez, em foto de março de 2014
AP Photo/Eduardo Verdugo
Um segredo do escritor colombiano Gabriel García Márquez foi revelado quase oito anos após a sua morte: Indira Cato, uma filha que Gabo teve fora do casamento com uma jornalista e escritora mexicana, segundo o jornal colombiano ‘El Universal’.
Casado por 50 anos com Mercedes Barcha, já falecida, García Márquez manteve um relacionamento até hoje publicamente desconhecido com Susana Cato, uma mexicana 33 anos mais jovem que ele e a quem conheceu em Cuba.
Eles escreveram juntos roteiros para o cinema e ela o entrevistou para uma publicação colombiana. De seu relacionamento nasceu Indira, hoje uma produtora de cinema de 31 anos, revelou Gustavo Tatis em um artigo no “El Universal”.
“Um pouquinho antes da morte de Gabriel García Márquez, chegou até mim o boato, e ao longo destes oito anos, o boato me perturbava e verifiquei se a informação era verdadeira”, contou o jornalista nesta segunda-feira (17) à W Radio.
Em seu extenso artigo intitulado “Una hija, el secreto mejor guardado de Gabriel García Márquez”, (Uma filha, o segredo mais bem guardado de Gabriel García Márquez, em tradução livre), o jornalista garante ter confirmado a notícia com o biógrafo, familiares e um dos melhores amigos do escritor.
Segundo seu relato, durante este tempo, ele manteve a informação em sigilo por respeito à esposa do autor de “Cem anos de Solidão”. “Esperamos que Mercedes morresse para divulgá-la”, acrescentou.
Tatis, citando sempre pessoas próximas do Nobel de Literatura, não explica se Barcha soube da existência de Indira.
“É muito provável que Mercedes intuísse o que tinha acontecido entre Susana e García Márquez, mas até o final de sua vida, manteve discrição e silêncio. No entanto, a revelação da existência de Indira foi um cataclismo familiar”, acrescenta no artigo.
“Até o final, García Márquez esteve de olho nela”, assegura Tatis.
O Nobel de Literatura de 1982 dizia nos anos 1990 que “todo escritor tinha três vidas: uma pública, uma privada e outra secreta”. E que em seu caso, “em cada uma de suas três vidas, as mulheres tinham sido chave”, lembrou o jornalista.
García Márquez morreu no México em abril de 2014 aos 87 anos e sua esposa, Mercedes, em 2020, com a mesma idade. Eles deixaram dois filhos, Gonzalo e Rodrigo, que publicou no ano passado o livro “Gabo y Mercedes, una despedida”, sobre os últimos dias do escritor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.