Festas e Rodeios

‘Wordle’ e ‘Termo’: história de amor se transformou em jogo de palavras que é sensação em 2022

Published

on

Jogo feito por engenheiro de software para namorada passou de 90 para 2 milhões de jogadores diários em quatro meses. Jogador precisa acertar a palavra do dia em 6 tentativas e sem dicas. Wordle, jogo de palavras que virou sensação mundial
Brandon Bell / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Junte um desafio simples, a chance de se exibir na internet e pertencer a um grupo e terá a nova sensação do momento: “Wordle”, um jogo de navegador em que o jogador precisa acertar a palavra do dia, com cinco letras, seis tentativas e zero pistas. Depois de completar o desafio, o usuário pode compartilhar seu resultado nas redes sociais.
O jogo já se tornou febre e viu seus números crescerem de maneira meteórica:
Em novembro, eram 90 jogadores por dia
No começo de janeiro, escalou para mais de 300 mil
No meio de janeiro, o número de jogadores diários ultrapassava 2 milhões
Ele fez tanto sucesso que ganhou uma versão brasileira: “Termo”. Os dois funcionam da mesma forma.
LEIA TAMBÉM:
Qual a maior aquisição do mercado de games?
Conheça maiores aquisições da indústria de games
Como jogar
‘Termo’, versão brasileira do ‘Wordle’, é jogo simples em que usuário precisa descobrir palavra do dia em 6 tentativas
Reprodução/Termo
O jogador precisa acertar a palavra do dia, sempre com cinco letras.
Para isso, ele tem seis tentativas.
Depois de cada tentativa, o jogo indica se a letra está na palavra na posição certa. Se sim, ela aparecerá pintada de verde.
Caso a letra esteja na palavra, mas na posição errada, ela ficará pintada de amarelo.
Se a letra não estiver na palavra, ela não ganha cor.
Se o jogador errar após as seis tentativas, o jogo revela a palavra do dia. Uma nova palavra só surge no dia seguinte.
Uma história de amor
O Wordle é uma brincadeira com o nome de seu criador: o engenheiro de software Josh Wardle. O ex-engenheiro do Reddit criou o jogo em 2021 como uma forma de presente para a namorada Palak Shah, que ama games com palavras.
Então, ele resolveu fazer criar o Wordle só para os dois. O link se espalhou no grupo de Whatsapp da família deles e deixou todo mundo viciado no desafio. Vendo o potencial de sua brincadeira, Wardle liberou o jogo para o mundo em outubro de 2021.
Ele ganhou mais popularidade quando alguns fãs famosos passaram a compartilhar seus resultados, como o apresentador Jimmy Fallon e o baterista da banda The Lumineers, Jeremiah Fraites, que acerta quase todas em pouquíssimas tentativas.
Initial plugin text
Initial plugin text
O compartilhamento dos resultados de maneira enigmática – apenas quadradinhos nas redes – é um dos motivos que mais desperta curiosidade e atrai jogadores, acredita Wardle. Ele teve a ideia depois de ver uma jogadora da Nova Zelândia publicar seus resultados com emojis coloridos no Twitter.
Apesar de ter virado febre, o jogo mantém sua essência simples: sem aplicativo, banners de propaganda ou meios de fazer o jogador gastar dinheiro.
Em entrevista ao jornal “The New York Times”, Wardle revelou que tinha criado o protótipo do jogo em 2013, mas seus amigos não ficaram empolgados com a ideia. O engenheiro retomou o projeto em 2020, quando ele e a namorada passaram a maior parte da pandemia jogando palavras cruzadas.
Versão brasileira
A versão brasileira do jogo de sucesso foi desenvolvida pelo engenheiro do Google Fernando Serboncini. Ele é paulistano, mas trabalha no Canadá.
Serboncini criou seu primeiro jogo em 2012 e fez outra tentativa em 2015. A partir de 2018, pegou gosto pela coisa e criou um jogo por ano até 2020, dois em 2021 e, finalmente, Termo em 2022.
Ele foi lançado em 5 de janeiro. Menos de 10 dias depois, alcançou 100 mil jogadores por dia. O volume derrubou o servidor do jogo, que teve de ser trocado por um com quatro vezes o tamanho do anterior, segundo Serboncini. O jogo criado pelo brasileiro também é sucesso em Portugal.
Semana Pop fala sobre games ‘play to earn’, um novo modelo de jogos com blockchain e NFTs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.