Coisas do Mato

‘O Território’, filme sobre luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau leva dois prêmios no Festival Sundance

Published

on

Documentário se apropria da arte e da linguagem audiovisual para denunciar desmatamentos, invasões de terras, queimadas e perseguições. ‘O Território’, filme sobre luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau
Reprodução/O Território
“O Território”, um documentário produzido com ajuda de indígenas Uru-Eu-Wau-Wau que mostra a História desse povo pela defesa de suas terras, venceu duas categorias no Festival Sundance de Cinema, são elas: Prêmio do Público e Prêmio Especial do Júri para Arte Documental.
O festival que é conhecido por exibir o melhor do cinema independente aconteceu entre os dias 20 e 30 de janeiro, nos Estados Unidos. Em 2022, por causa da propagação da variante ômicron, todas as estreias foram realizadas de forma virtual.
O documentário foi primordialmente filmado em Rondônia, com participação de cineastas locais. Quem ajuda a traçar a linha narrativa é Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau e a indigenista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha. A partir deles, “O Território” se apropria da arte e da linguagem audiovisual para denunciar desmatamentos, invasões de terras, queimadas e perseguições.
Bitaté, liderança indígena Uru-Eu-Wau-Wau
Reprodução/O Território
Bitaté também é fotógrafo, comunicador e foi uma das lideranças indígenas de Rondônia que esteve na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. Em entrevista ao g1 ele comentou que é um grande orgulho fazer parte desse trabalho, mas também um enorme desafio.
“É muito importante também mostrar como os indígenas estão ligados à arte, nas suas várias formas, como cinema, fotografia, música, nossas pinturas e mais”, lembrou.
LEIA TAMBÉM:
Quem é Txai Suruí, indígena e única brasileira que discursou na COP26
Retrato de um ano trágico: mortes de Ari Uru-Eu-Wau-Wau e Rieli Franciscato são lembradas em relatório do Cimi
Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha
Reprodução/O Território
Já a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, onde Neidinha atua, pontuou que chegar ao festival é relevante para colocar em evidência para todo o planeta a luta diária dos povos indígenas da Amazônia.
“Feito com sentido de urgência, o documentário é um testemunho em tempo real do avanço sobre terras indígenas já homologadas, estimulado pelas declarações e pela omissão do presidente Jair Bolsonaro, opositor das demarcações e aliado incondicional do agronegócio”, descreve a associação.
‘O Território’ em festival internacional e mais novidades nos cinemas
Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau
O território Uru-Eu-Wau-Wau passa por pelo menos 12 dos 52 municípios de Rondônia. Ele abriga nove povos indígenas, incluindo povos isolados. Entre as principais ameaças apontadas estão: desmatamento, queimadas e ações de grileiros, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).
Também há registros de ameaças às lideranças indígenas. Em 2019, por exemplo, Awapu e Juwi Uru-Eu-Wau-Wau denunciaram à Polícia Federal (PF), em Porto Velho, que foram ameaçados de morte por madeireiros.
Segundo as vítimas, homens os procuraram pela aldeia, mas não os encontraram, pois o casal estava na capital participando de um treinamento de pilotagem de drones. O curso fez parte de um projeto da ONG World Wide Fund for Nature (WWF) para ajudar na proteção de terras indígenas em Rondônia.
Líder indígena do Uru-Eu-Wau-Wau denuncia ameaças de morte por madeireiros
No ano seguinte Ari Uru-Eu-Wau-Wau foi encontrado morto em um distrito de Jaru (RO). Ele trabalhava registrando e denunciando extrações ilegais de madeira dentro da aldeia, pois fazia parte do grupo de vigilância do povo indígena.
Ele foi morto durante a noite de 17 de abril de 2020 e o corpo foi encontrado na manhã seguinte, com sinais de lesão contundente na região do pescoço, que ocasionou uma hemorragia aguda.
Outdoors foram espalhados em Rondônia com a pergunta: “Quem matou Ari Uru-Eu-Wau-Wau?”
Kanindé/Reprodução/Redes Sociais
Conforme um relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), publicado em 2021, em Rondônia, há anos a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau sofre com invasões, desmatamento, grilagem e queimadas. As ameaças, segundo apontado pelo relatório, acabam deixando o povo sem liberdade e segurança mesmo no seu próprio território.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.