Festas e Rodeios

O que significa ‘hétero top’? Gíria surgiu de deboche e foi assumida por Gustavo e Lucas do BBB

Published

on

Expressão ‘top’ era usada por público masculino hétero e foi adotada com ironia nas redes sociais. Em 2020, explodiu o deboche do ‘hétero top’, estereótipo assumido parcialmente por Lucas, totalmente por Gustavo, e rejeitado por Eliezer. Gustavo, participante do ‘BBB 19’
Divulgação
Um espectro ronda o “BBB” – o espectro do “hétero top”. Na atual edição do reality, três homens da casa já usaram a expressão para tentarem explicar quem são:
Eliézer rejeitou se encaixar neste rótulo depois de beijar Natália e Maria. Ao conversar com Jade, ele disse que não quer ser visto como “hétero top” – ou seja, o cara que beija todas e vê mulheres como conquistas.
Lucas disse, no seu vídeo de apresentação, que é um “hétero top do bem”. O complemento “do bem” indica que Lucas sabe que a expressão tem um sentido negativo e debochado.
Gustavo, ao se apresentar para a Casa de Vidro, disse: “O hétero top pintado hoje pela ‘lacrolândia’ é uma pessoa branca, bem-sucedida e eu tenho orgulho de ser hétero top no meu conceito. Eu sou hetéro e me considero top”.
Lucas é participante do BBB22
Juliana Hippert/Gshow
Mas como esse termo surgiu? O caminho é longo e deu uma volta completa. A expressão foi passada de um publico para outro e se alternou entre o uso sério e a piada. Entenda abaixo:
Tuíte clássico de Neymar em 2010: “Deus é TOP”
Reprodução
O termo “top” começou a ser usado por pessoas heterossexuais, principalmente homens jovens conservadores de classe alta, como significado de coisa boa. Ganhou variações como “topzera”.
Pessoas que fogem deste perfil descobriram a gíria nas redes e começaram a usar de forma irônica. Um post de 2010 de Neymar dizendo “Deus é TOP” virou clássico, retuitado até hoje.
A expressão virou comum entre públicos fora deste estereótipo, que começaram só com ironia e passaram a usar em várias situações.
Um dos usos foi para identificar as pessoas que falavam o “top” de forma séria no início, os tais homens que ganharam a alcunha debochada de “hétero top”.
A expressão “hétero top” quase não existia no Google e passou a ser muito buscada a partir do final de 2020, indicando a data de sua popularização.
Do deboche nas redes, a expressão “hétero top” passou a ser usada pelos próprios homens que se encaixam neste estereótipo e assumem parcial ou totalmente, como Lucas e Gustavo.
Volume de buscas pela expressão ‘hétero top ‘ no Google no Brasil indicam que ela começou a se popularizar em 2020
Reprodução / Google Trends
A gíria é nova, mas o hétero top é antigo
Antes de existir o termo “hétero top”, este grupo já foi bastante presente em todas as edições do BBB. Na edição de 2019, por exemplo, houve uma divisão que tem tudo a ver com este estereótipo.
Um dos maiores símbolos ligados ao “hétero top” são as baladas sertanejas caras de São Paulo. Na edição de 2019, havia um grupo que ganhou o nome de “Villa Mix”.
Se fosse em 2022 é certo que Diego, Gustavo e Maycon teriam que lidar com este rótulo. Relembre abaixo:
Vila Mix x Baile da Gaiola: como o BBB19 está dividido
Divulgação/TV Globo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.