Festas e Rodeios

Trinta anos após Vexame, Fernando Salem segue trilhas românticas em álbum solo

Published

on

Artista registra ‘B.Ó.’ em disco com músicas de Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Fernando Mendes, Fito Paez e Johnny Alf. ♪ Em 1989, um encontro de músicos das bandas Clínica, Luni e Os Mulheres Negras – em jam feita em casa de shows da cidade de São Paulo (SP) – resultou em Vexame, banda que entrou em cena no alvorecer da década de 1990 para abordar sucessos do cancioneiro brasileiro carimbado com os rótulos de brega e/ou cafona.
Egresso da banda Clínica, o cantor, compositor e instrumentista paulistano Fernando Salem foi um dos integrantes da Vexame. Música de autoria de Salem, B.Ó. tenta evocar esse universo brega no compasso do ska da gravação eleita para ser o primeiro single do quinto álbum solo do artista, Trilhas do amor.
O single B.Ó. aporta nos players digitais na sexta-feira, 25 de março. Já o álbum Trilhas do amor chega ao mundo em 8 de abril – em edição da Vidal Records distribuída via Tratore – com 12 músicas e com capa que expõe arte de Paulo Monteiro.
Das 12 músicas, Salem assina somente B.Ó. e o samba Pro Nelson, pro Cezinho, pro João. O restante do repertório vem das searas românticas de compositores como Bororó (1898 – 1986), (Curare, 1940), Caetano Veloso (Sou seu sabiá, 2000), Erasmo Carlos (Olhar de mangá, 2009), Fito Paez (11 y 6, 1985) e Johnny Alf (1929 – 2010) (Eu e a brisa, 1967), entre outros compositores.
Capa do álbum ‘Trilhas do amor’, de Fernando Salem
Arte de Paulo Monteiro
A música que inspirou o título do álbum é o samba Trilha do amor (André Renato, Gilson Bernini e Xande de Pilares, 2012), sucesso do Grupo Revelação e do cantor Arlindo Cruz.
Do repertório dito brega, Salem faz uso de Cadeira de rodas (Fernando Mendes, José Wilson e Edir, 1975) – música presente nos show da banda Vexame – e rebobina Mon amour, meu bem, ma femme (Cleide, 1972), sucesso que ajudou a manter o reinado do cantor Reginaldo Rossi (1943 – 2013) nos vitrolões do nordeste do Brasil.
O álbum Trilhas do amor foi gravado com produção musical do próprio Fernando Salem (voz, violão, guitarra, cavaquinho, baixo e programações) com os toques dos músicos Swami Jr. (violão, violão 7 cordas e requinto), Marcelo Freitas (sax e clarinete), Adriano Busko (percussão) e Joel Timoner (bandolim).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.