Festas e Rodeios

Jane Campion é unanimidade entre cineastas brasileiros para ganhar o Oscar 2022; veja palpites

Published

on

Em bolão feito pelo g1, todos os participantes acham que Academia vai premiar diretora de ‘Ataque dos cães’ no domingo (27). Jane Campion, de ‘Ataque dos cães’, ganha prêmio principal do Sindicato dos Diretores dos EUA
Jesse Grant/Getty Images North America/Getty Images via AFP
O Oscar 2022 vai premiar, pela primeira vez na história da premiação, uma mulher pelo segundo ano consecutivo com a melhor direção neste domingo (27) – pelo menos é o que pensam todos os cineastas brasileiros que participam do bolão da categoria, organizado pelo g1 (veja a lista completa dos palpites abaixo).
Na brincadeira, eles responderam:
Quem vai ganhar o prêmio?
Quem merece o prêmio?
Jane Campion, neozelandesa responsável por “Ataque dos cães”, foi a escolha unânime de todos os diretores brasileiros (alguns deles membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood) procurados pelo g1 nas duas perguntas.
É a primeira vez que isso acontece no bolão, que é realizado desde 2014. Uma evolução do que aconteceu em 2021, quando Chloé Zhao, que viria a confirmar o favoritismo ao levar a estatueta por “Nomadland”, foi lembrada em quase tudo.

Luisa Blanco/g1
“Ela merece pela obra e pela carreira. É uma super diretora”, responde, categoricamente, Anna Muylaert (“Que horas ela volta?”).
Paulo Morelli (“Cidade dos homens”) elabora mais. “Gosto da maneira como ela esconde a história, conta pouco, dá apenas indícios e, com isso, faz com que o público seja obrigado a desvendar o quebra-cabeças. Ao se tornar ativo na construção da narrativa, o público se engaja e se conecta.”
Bárbara Paz concorda. “Belíssima direção. Mais uma mulher a levar a estatueta merecidamente”, afirma a atriz e diretora. Em 2021, ela teve seu documentário, “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”, escolhido para representar o Brasil na categoria de melhor filme internacional, mas o longa não entrou para a lista final.
Jane Campion e Benedict Cumberbatch durante gravação de ‘Ataque dos cães’
Kirsty Griffin/Netflix
O favoritismo de Campion se estende além do bolão. A primeira mulher a receber duas indicações a melhor direção – ela concorreu em 1994, por “O piano” – lidera a corrida por ter ganhado o prêmio principal do Sindicato dos Diretores dos EUA.
Este ano, ela também pode ganhar outras duas estatuetas. Ela pode levar por melhor roteiro adaptado e por melhor filme com os outros produtores de “Ataque dos cães”. Na direção, concorre com Kenneth Branagh (“Belfast”), Hamaguchi Ryusuke (“Drive my car”), Steven Spielberg (“Amor, sublime amor”) e Paul Thomas Anderson (“Licorice Pizza”).
“É de longe o melhor filme do ano”, diz Bruno Barreto (“Dona Flor e seus dois maridos”). “Zebra? ‘No ritmo do coração’. Emocionante e bem dirigido, mas sem o estilo e a maestria de ‘Ataque dos cães’.”
O codiretor do curta documental do também indicado “Onde eu moro”, Pedro Kos, segue o voto dos colegas. “Adorei ‘Ataque dos cães’. Ela fez uma obra prima”, afirma o cineasta, que pode conseguir para o Brasil seu primeiro Oscar.
Kodi Smit-McPhee e Benedict Cumberbatch em cena de ‘Ataque dos cães’
Kirsty Griffin/Netflix
“Acho que vai dar Jane Campion mesmo. E ela merece. Apesar da escorregada que deu no comentário sobre as irmãs Williams”, diz Marina Person (“Califórnia”), em referência ao discurso da neozelandesa ao ganhar o prêmio no Critics Choice Awards.
A cineasta elogiou as mulheres na cerimônia, destacando as tenistas que estavam ao lado do ator Will Smith, protagonista da cinebiografia “King Richard: Criando campeãs”.
“Serena e Venus, vocês são maravilhosas. No entanto, vocês não precisam competir com os homens como eu”, disse Campion.
Depois de críticas, a cineasta pediu desculpas. “Minha intenção não era menosprezar essas duas lendárias mulheres negras, atletas de nível mundial”, afirmou ela.
“O fato é que as irmãs Williams competiram com homens nas quadras e fora delas, elevaram os padrões e abriram as portas para as mulheres neste mundo.”
O diretor assistente Phil Jones e Jane Campion durante as gravações de ‘Ataque dos cães’
Kirsty Griffin/Netflix
Relembre os bolões do diretores ao longo dos anos:
2021: Chloé Zhao é favorita absoluta para diretores brasileiros
2020: Sam Mendes é a aposta, mas Bong Joon-Ho é o queridinho
2019: Favorito Alfonso Cuarón tem torcida dividida com Spike Lee
2018: Guillermo Del Toro e Christopher Nolan dividem torcida, mas mexicano é favorito
2017: Damien Chazelle é aposta e Denis Villeneuve tem maior torcida
2016: Alejandro González Iñárritu é favorito, mas George Miller vem logo atrás
2015: Richard Linklater supera Iñárritu como aposta
2014: Cuarón é favorito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.