♪ Pianista, cantora e compositora paulistana de 62 anos, Eliane Elias é uma das referências brasileiras no universo norte-americano do jazz. Por isso mesmo, nem chega a ser surpresa a vitória da artista no 64º Grammy Awards.
Na tarde deste domingo, 3 de abril, foi anunciado pela Academia de Gravação que o álbum Mirror mirror (2021) – gravado por Elias com os pianistas Chick Corea (1941 – 2021) e Chucho Valdés e lançado em setembro – ganhou o Grammy de melhor Álbum de jazz latino.
Foi a segunda vitória da pianista na categoria. A primeira veio em 2016 com o álbum Made in Brazil, lançado em 2015 com gravações cantadas.
Disco instrumental, Mirror mirror é o primeiro álbum de Eliane Elias somente com o toque do piano desde Solos and duets (1995), álbum lançado há 27 anos. Nesse período, a artista muitas vezes priorizou o canto.
Com repertório que inclui boleros como Esta tarde vi llover (Armando Manzanero, 1961) e Sabor a mí (Álvaro Carrillo, 1959), Mirror mirror é disco que teve a gravação abalada pela morte de Chick Corea em fevereiro do ano passado – fato imprevisto que levou Eliane Elias a arregimentar o pianista cubano Chucho Valdés para finalizar o disco.
Capa do álbum ‘Mirror mirror’, de Eliane Elias
Divulgação