Festas e Rodeios

Djavan reitera padrões em single, ‘Num mundo de paz’, feito à moda de Djavan

Published

on

Arquitetura sofisticada da música, que vislumbra ‘belas noites de verão’, sinaliza que o álbum ‘D’ reforçará em agosto a assinatura do compositor sem quebra de paradigmas nas 12 faixas autorais. Capa do single ‘Num mundo de paz’, de Djavan
Gabriela Schmidt
Resenha de single
Título: Num mundo de paz
Artista: Djavan
Composição: Djavan
Edição: Luanda Records / Sony Music
Cotação: * * * *
♪ Gigante temporão da MPB, Djavan tem preservado os cânones e os padrões da obra original que começou a apresentar ao Brasil em 1975 no palco do festival Abertura (TV Globo).
Já a partir da escolha dos excepcionais músicos arregimentados para o 26º álbum do artista – o baterista Felipe Alves, o trompetista Jessé Sadoc, o baixista Marcelo Mariano, o saxofonista Marcelo Martins, o tecladista Paulo Calasans, o trombonista Rafael Rocha e o guitarrista Torcuato Mariano – é possível antever que o disco D vai reforçar a assinatura personalíssima do compositor sem quebrar paradigmas nas 12 canções autorais.
Tal impressão é confirmada pelo primeiro single do álbum previsto para agosto, Num mundo de paz, disponível desde a noite de ontem, 30 de junho, com clipe dirigido por Giovanni Bianco.
Tema da lavra solitária de Djavan, Num mundo de paz é música sinuosa que ostenta a sofisticação recorrente no cancioneiro do compositor.
Com cinco minutos e 40 segundos, a gravação cai desde o início no suingue, com pulsação envolvente mas sem tons frenéticos, até esboçar explosão no refrão composto pelos versos “E querer tudo de novo / E contar com o que vai ter / E no sal de um beijo novo / Ter motivo pra viver / Belas noites de verão / De mãos dadas por aí / Retomar o que era bom / Ser feliz é logo ali”.
Como outros músicas feitas nestes tempos sombrios, Num mundo de paz vislumbra uma primavera, um verão, com mais leveza, com o sopro da vida e de bons ventos. Só que nada é clichê na obra de Djavan.
A arquitetura do single Num mundo de paz é refinada demais para o padrão pop da atualidade, conciliando o balanço dos metais, a batida funkeada – em que sobressai a largura do toque do baixo de Marcelo Mariano – e passagem levemente jazzy lá pelo terceiro minuto, em todo harmonioso.
Enfim, Num mundo de paz reitera os padrões da obra de Djavan, artista que, assim como Chico Buarque, jamais procurou fazer conexões com nomes da cena musical do século XXI para se alinhar com referências e parâmetros musicais alheios.
O single Num mundo de paz apresenta Djavan à moda de Djavan – e, para quem tem ciência de que o artista em questão é um dos maiores compositores do mundo, mal nenhum há nisso. Que venha D, o álbum!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.