Festas e Rodeios

‘O cravo e a rosa’ e mais 5 histórias que você nem imaginava, mas são inspiradas em clássicos literários

Published

on

Já reparou que a novela da Globo e a comédia romântica ’10 coisas que eu odeio em você’ têm enredos parecidos? As duas são inspiradas na mesma obra de Shakespeare; veja outros exemplos Semana Pop mostra 6 histórias baseadas em clássicos da literatura
Você já reparou que a novela “O cravo e a rosa” (TV Globo) e o clássico da “Sessão da tarde” “10 coisas que eu odeio em você” (1999) têm o mesmo enredo? As duas tramas são baseadas na mesma obra de William Shakespeare, “A megera domada”.
Elas não são as únicas cuja inspiração surpreende. Abaixo, veja essas e outras histórias que você nem imaginava, mas saíram de clássicos da literatura.
‘O cravo e a rosa’
“O cravo e a rosa” se passa na São Paulo dos anos 1920 e narra o romance conturbado entre Petruchio (Eduardo Moscovis), um homem um tanto rude, e Catarina (Adriana Esteves), uma mulher geniosa, que costuma colocar todos os pretendentes pra correr. Um amor embalado pela voz do cantor Belo.
Adriana Esteves e Eduardo Moscovis em ‘O cravo e a rosa’
Reprodução/TV Globo
Mesmo sem música de Belo, “A megera domada”, peça de Shakespeare, tem uma história bem parecida. Até os nomes dos personagens são os mesmos.
Catarina é pressionada a se casar a todo custo, já que essa é a condição criada pelo seu pai para que a caçula da família, a romântica Bianca (Leandra Leal), possa também aceitar um pretendente.
Ela acaba entrando num relacionamento com Petruchio a contra gosto, mas aos poucos vai se apaixonando por ele.
’10 coisas que eu odeio em você’
“A megera domada’ foi uma das primeiras comédias escritas por Shakespeare, no século 16. E essa mesma história já inspirou uma série de outras obras, incluindo outro clássico… mas da ‘”Sessão da tarde”.
“10 coisas que eu odeio em você”, a comédia romântica preferida de muita gente, também conta a história de uma moça temperamental, Kat (Julia Stiles), que não quer saber de romance.
Heath Ledger e Julia Stiles em cena de ’10 coisas que eu odeio em você’
Reprodução
Quem sofre com isso é sua irmã, Bianca (Larisa Oleynik), que, por ordem do pai, só pode começar a namorar depois da mais velha.
Apaixonado por Bianca, o jovem Cameron (Joseph Gordon-Levitt) suborna o amigo Patrick (Heath Ledger) pra que ele tente conquistar Kat.
‘As patricinhas de Beverly Hills’
Se você pensa que ‘As patricinhas de Beverly Hills” (1995) é apenas um ícone da moda, está enganado.
Alicia Silverstone em ‘As patricinhas de Beverly Hills’
Reprodução
O filme, estrelado por Alicia Silverstone, é também uma releitura moderna de uma das mais conhecidas obras da literatura inglesa.
“Emma”, publicado por Jane Austen em 1815, também conta a história de uma menina rica e mimada, que adora manipular situações e interferir na vida de outras pessoas (especialmente na vida amorosa).
Assim como no filme, a protagonista do livro também coloca na cabeça que precisa ajudar a dar um “glow up” numa amiga, que não é muito popular. No longa, essa personagem é interpretada pela atriz Brittany Murphy (1977-2009).
‘Totalmente demais’
“Totalmente demais”, novela que foi exibida entre 2015 e 2016 na Globo e se tornou um dos maiores sucessos do horário das 19h, é uma adaptação da peça de teatro “Pigmalião”, de Bernard Shaw.
A obra foi escrita em 1913 e conta a história de Eliza, uma menina pobre que vende flores nas ruas de Londres. Um dia, ela conhece um professor de fonética, que decide transformá-la numa grande dama da alta sociedade em apenas seis meses.
Na novela, Eliza (Marina Ruy Barbosa) é uma moça pobre do interior que foge para o Rio de Janeiro. Lá, ela conhece o dono de uma agência de moda e acaba se tornando uma modelo de sucesso.
Felipe Simas, Marina Ruy Barbosa e Fábio Assunção em ‘Totalmente demais’
Globo/Estevam Avellar
A história de Bernard Shaw também deu origem ao filme “My fair lady” (“Minha bela dama” no Brasil), musical clássico americano, lançado em 1964.
‘Segundas intenções’
“Segundas intenções” é um filme de 1999 sobre adolescentes ricos de Nova York, especialmente dois jovens criados como irmãos que se desafiam em jogos envolvendo sexo e sedução.
Essa trama picante foi um sucesso comercial: arrecadou mais de US$ 75 milhões no mundo todo e deu a origem a duas sequências.
Reese Witherspoon e Ryan Phillippe em ‘Segundas intenções’
Divulgação
Mas o que nem todo mundo sabe é que a história do filme é inspirada em “As ligações perigosas”, um romance francês do século 18, escrito por Choderlos de Laclos.
O livro é composto por cartas que mostram as relações de um grupo de aristocratas dessa época. O foco é no Visconde de Valmont e na Marquesa de Merteuil, que manipulam e humilham os outros personagens por meio de intrigas e jogos de sedução.
‘Ela é o cara’
Mais uma obra de Shakespeare que inspirou várias histórias modernas é “Noite de reis”, peça escrita no século 17.
Ela conta a história de uma menina que se disfarça de homem e assume a identidade do irmão gêmeo para conseguir trabalho. Com isso, acaba se envolvendo em uma rede intrincada de amores não correspondidos.
Amanda Bynes em ‘Ela é o cara’
Reprodução
É a mesma trama de “Ela é o cara”, comédia adolescente de 2006, estrelada por Amanda Bynes. No filme, ela finge ser o irmão para poder jogar futebol com o time masculino da escola dele, e acaba conquistando o coração de uma nova colega.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.