Festas e Rodeios

Gojira leva ao Rock in Rio música sobre fogo na Amazônia feita por ‘medo do futuro da humanidade’

Published

on

Banda de metal francesa foi indicada ao Grammy 2022 por música escrita após ver Floresta Amazônica queimar. Vocalista foi a Brasília protestar e diz que Bolsonaro não tem compaixão. Gojira fala da Amazônia e de Bolsonaro
A banda francesa de heavy metal Gojira vai mostrar no Rock in Rio 2022 a música “Amazônia”, sobre a destruição ambiental no Brasil. O vocalista Joe Duplantier diz ao g1 que escreveu a música quando sentiu “medo do futuro da humanidade” após ver a floresta queimar. Veja o vídeo acima.
A repercussão foi pesada: “Amazônia” foi indicada ao Grammy de 2022 por melhor performance de metal. Ela ficou em 8º lugar em uma lista de melhores músicas de todos os tempos sobre as mudanças climáticas do jornal inglês “The Guardian”.
Gojira exalta a ‘revolução’ do Sepultura
Ao lançar a música, o Gojira criou uma campanha de arrecadação para entidades indígenas no Brasil. Eles conseguiram apoio de músicos do Metallica, Slayer e Lamb of God para leiloar objetos das bandas e levantar US$ 313 mil (R$ 1,5 milhão) para apoiar os indígenas.
Joe Duplantier participou de um protesto de povos indígenas em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto, em 2021. Mas ele diz não ter esperança de convencer Jair Bolsonaro a preservar a floresta: “Se ele tivesse a capacidade de entender e mostrar alguma compaixão, já teria feito isso”, afirma.
O Gojira é atração da primeira noite do Rock in Rio, dia 2 de setembro, sexta-feira, dominada pelo heavy metal. Vai ser a segunda participação dos franceses no festival, que ganharam até coro de “Olê olê olê olá / Goji / ira” em 2015.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ROCK IN RIO 2022
Joe Duplantier durante protesto de indígenas em Brasília em 2021
Divulgação / Instagram Joe Duplantier / Robin D Hood
O Gojira surgiu em 1996 e explora todos os extremos físicos do heavy metal (velocidade, graves, voz gutural, quebra de ritmo) sem compromisso com subgêneros (engolem e cospem thrash, groove, death etc), com letras filosóficas e apocalípticas.
Uma das maiores inspirações deles é o Sepultura, que faz o show anterior no Palco Mundo. “Eles tiveram um enorme impacto em nós”, diz Joe Duplantier. “Eu acho que eles começaram uma revolução na música pesada. Acho que o que eles fizeram em ‘Chaos A.D.’ e ‘Roots’ é uma coisa subestimada.”
Mas também há uma inspiração brasileira negativa. “A gente estava refletindo sobre o mundo, e ficamos muito tristes sobre o que estava acontecendo na Amazônia no mesmo dia”, ele conta. “Quando vimos o fogo ficamos destruídos e queríamos escrever uma música sobre a floresta.”
“Parece que estamos andando para trás. Então às vezes eu sinto medo do futuro da humanidade”, diz o vocalista. “Essa é a última floresta ancestral de pé, e está sendo destruída por causa do nosso estilo de vida. Eu não estou culpando o Brasil. Estou culpando a humanidade.”
Joe Duplantier (de boné e colares) durante protesto de indígenas em Brasília em 2021
Divulgação / Instagram Joe Duplantier
A influência de Sepultura está em toda a carreira do Gojira. Mas “Amazônia” reforça os riffs graves e monocórdicos, a percussão forte e até ecos que lembram cantos indígenas (mas eles não conhecem muito a música dos povos originários brasileiros e apenas queriam emular este som, esclarece Joe).
Eles até conheceram indígenas no Brasil, mas fazendo um som específico: de protesto. Joe veio a Brasília e participou dos protestos contra medidas que dificultam demarcações de terras. O que ele gostaria de dizer ao principal alvo destes atos, o presidente Jair Bolsonaro?
“Eu provavelmente falaria do meu coração sobre o que eu sinto da importância da vegetação contra o dinheiro”, diz Joe. Ele pensa no resto do discurso que faria, mas desiste. “Acho que com algumas pessoas não dá para discutir”, ele diz.
“Acho que Bolsonaro já ouviu muitas coisas e se ele tivesse a capacidade de entender e mostrar compaixão, já teria feito isso. Então eu acho que eu apresentaria outras oportunidades de vida para ele. Encorajaria a achar outros trabalhos além de ser presidente”, diz o vocalista do Gojira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.