Festas e Rodeios

As maiores vaias do Rock in Rio: g1 lembra histórias de Carlinhos Brown, Erasmo, Lobão, NX Zero…

Published

on

Relembre bastidores na voz de artistas, produtores e jornalistas. Erasmo lembra ‘ódio e caras feias’ em 1985. Nelson Motta diz que público foi ‘estúpido’ com Lobão em 1991. Carlinhos Brown no palco do Rock in Rio 2001
Crédito: Fábio Motta/Estadão Conteúdo
O que passa na cabeça de um músico vaiado por uma multidão? O que a produção faz quando isso acontece? E como as vaias marcaram a história do Rock in Rio e a cultura pop do Brasil?
O podcast G1 Ouviu vai atrás destas respostas e conta os bastidores das maiores vaias do Rock in Rio, desde 1985. Ouça acima.
Você pode ouvir artistas, produtores e jornalistas que viveram estes momentos:
1985 – Erasmo Carlos lembra o “susto” que tomou ao ser vaiado e descobrir que havia “tribos” no rock. Do palco na noite de metal, ele viu “ódio, agressão, radicalismo”, ele descreve ao g1. Já um ídolo do metal daquela noite, David Coverdale, diz que até hoje não sabia das vaias, que amou os artistas brasileiros e até hoje é fã de MPB.
1991 – O maior vaiado do ano foi Lobão. O podcast lembra a reação boca-suja no palco e fala com uma testemunha. O jornalista Nelson Motta lembra de latas voando e um show “espetacular” com rock pesado e samba. Ele usa adjetivos fortes para falar da plateia.
2001 – A chuva de copos e vaias em Carlinhos Brown é uma cena histórica do Rock in Rio. Os produtores Roberto e Roberta Medina ficaram surpresos com Brown enfrentando a situação. O músico ironizou “adolescentes que renegam o que é brasileiro”. O jornalista Pedro Só lembrou o risco e a tensão nos bastidores.
2011 – Na quarta edição, o emo rock foi o alvo das vaias. Os vocalistas do Gloria e NX Zero, duas bandas vaiadas naquela edição, lembram em detalhes a ansiedade, o clima de guerra no palco, as estratégias para virar o jogo e os problemas antes e depois dos shows.
2013 em diante: Agora tem “kit anti-vaias”… O podcast explica as estratégias dos músicos para evitar vaias. Eles não dão intervalo para os gritos ressoarem e tocam covers para afagar os metaleiros.
Carlinhos Brown encara plateia do Rock in Rio 2001, antes de vaias
Reprodução/TV Globo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.