Festas e Rodeios

Colocar plástico para reciclagem no Rock in Rio dá direito a brindes; visitantes podem ganhar até novo ingresso

Published

on

O público deve descartar os resíduos em quatro locais de coleta pelo festival e trocar por pontos. O g1 reuniu a lista de prêmios. Copos para reciclagem dão direito a brindes no Rock in Rio 2022
Fernando Cavalcanti
Além de ajudar o meio ambiente, reciclar o lixo produzido no Rock in Rio vai dar direito a brindes e experiências ao público do festival. Os visitantes podem trocar os pontos até mesmo por uma câmera e por outros ingressos do festival.
A iniciativa pretende transformar 4,5 milhões de copos plásticos usados nos sete dias de festival em embalagens de produtos de beleza. O plástico pode levar até 100 anos para se decompor na natureza.
O público deve descartar o lixo plástico em quatro locais de coleta espalhados pelo festival. Após a entrega, a pessoa vai receber pontos. A troca pelos brindes e experiências para curtir o Rock in Rio ocorre em dois locais: na Rota 85, entre o estande do TikTok e o carrossel, e ao lado esquerdo do Espaço Favela.
Cada copo dá direito a 2 pontos. Para o brinde mais simples, são necessários 5 copos. Para conseguir o ingresso do Rock in Rio, são necessários 450 copos. No evento-teste, na terça-feira (30), um homem conseguir trocar os pontos por uma câmera.
Homem troca pontos de reciclagem por câmera no evento-teste
Fernando Cavalcanti
Veja relação de pontos e brindes
10 pontos: Protetor de cabo de celular
30 pontos: Porta cartão de celular
70 pontos: “Porta-treco”
90 pontos: 6 batons Natura Faces Rock in Rio – com o “Fast Track Kit Natura”, a pessoa não precisa de fila para entrar na loja da Natura no festival e pegar os produtos
100 pontos: “Fast Track KitKat”: dá direito à ativação de uma atividade pela marca (checar no ponto de troca)
100 pontos: “Fast Track Doritos”: dá direito à ativação de uma atividade pela marca (checar no ponto de troca)
100 pontos: “Fast Track Coca-Cola”: dá direito à ativação de uma atividade pela marca (checar no ponto de troca)
140 pontos: Bolsa térmica da Coca-Cola
220 pontos: Mochila da Coca-Cola
360 pontos: “Lazy bag”
650 pontos: Tirolesa – pulseira garante acesso, mas é necessária a fila
750 pontos: Câmera Instax
900 pontos: Ingresso do Rock in Rio
Ponto de troca de pontos por brindes ao lado do carrossel
Fernando Cavalcanti
O projeto partiu da união das marcas Heineken, Braskem, Natura e Coca-Cola, mas depende da adesão do público. Os próprios copos contam com informes sobre o descarte correto.
“Faz parte do nosso compromisso conscientizar a sociedade sobre o uso e descarte consciente de resíduos plásticos e engajar a todos nessa tarefa, que é coletiva. Se a intenção do Rock in Rio é fazer um mundo melhor, queremos ser parte disso”, afirma Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação da Braskem.
Projeto troca itens reciclados por pontos
Fernando Cavalcanti
O material descartado vai ser levado pela Comlurb para cooperativas parceiras do Rock in Rio. Ao final do processo, mediado pela Braskem, a resina vai virar embalagens de desodorantes corporais da Natura.
“[A ação] reafirma a nossa crença de que o lixo não é o fim, mas um novo começo. Estamos muito orgulhosos dessa ação conjunta no maior festival de música e entretenimento do mundo porque acreditamos que engajar as pessoas para as transformações que queremos ver na sociedade é fundamental”, destaca a diretora de Marketing da Natura, Denise Coutinho.
Visitantes trocaram copos por pontos no evento-teste do Rock in Rio
Fernando Cavalcanti
Em 2019, copos usados no festival já foram transformados em embalagens da marca de beleza.
Além de reduzir a produção de lixo, a reciclagem produz renda para pessoas que trabalham no ramo e diminui o impacto gerado pela extração de recursos naturais para novos produtos.
O Rock in Rio tem objetivo de zerar o número de resíduos que vão para aterros sanitários. Desde 2011, cerca de 80% dos resíduos já vão para a reciclagem.
Segundo a vice-presidente executiva do festival, Roberta Medina, as metas sustentáveis fazem parte do papel ativo na “construção de um mundo melhor”.
“Temos convicção de que só conseguiremos fazer melhor a cada dia se toda a cadeia produtiva estiver envolvida e se essas iniciativas estiverem ao alcance de mais e mais empresas”, descreve.
Entenda como funciona o processo de reciclagem
Divulgação
O Rock in Rio é o primeiro festival da América Latina a ser certificado pela ISO 20121 (Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis).
A Coca-Cola tem o compromisso público de zerar o descarte incorreto das embalagens produzidas no mundo até 2030. São esperados pelo menos 25% de material reciclado em garrafas PET até 2025.
A Natura afirma que hoje já conta com 81% das embalagens reutilizáveis, recicláveis e compostáveis. A marca oferece refis para reduzir a produção de lixo.
A Heineken tem o compromisso de tornar circulares 80% das garrafas de vidro até 2030.
A Braskem atua para fortalecer a economia circular em 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e exporta produtos para 71 países.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.