Festas e Rodeios

‘Virada’ do Iron Maiden, Sepultura ‘sinfônico’ e protestos; veja como foi o 1º dia de Rock in Rio 2022

Published

on

Dia do metal teve Iron Maiden com som baixo e Bruce Dickinson animado, Sepultura tocando Beethoven e manifestações políticas. Trânsito caótico fez público levar até 3h para chegar à Cidade do Rock. Confira os melhores momentos do primeiro dia do Rock in Rio 2022
O tradicional dia do metal abriu o Rock in Rio 2022 nesta sexta-feira (2). O Iron Maiden fez um grande show, mas teve problemas de som no começo que dificultaram o jogo para o Bruce Dickinson. O vocalista experiente conseguiu recuperar o público e seguiu com o show teatral.
A noite terminou com o Dream Theater, que tocou para um público cansado e bem menor, após a debandada dos fãs do Iron. É a segunda vez que a banda de Dickinson é headliner, mas não é a última a tocar.
AO VIVO: Acompanhe o Rock in Rio em tempo real
PROGRAMAÇÃO ROCK IN RIO: Post Malone é headliner do sábado; veja horários
O Sepultura foi o responsável por abrir o palco Mundo com a Orquestra Sinfônica Brasileira e foi um dos destaques do dia. A banda brasileira é referência para duas atrações que vieram depois: os franceses da Gojira, 2º nome do palco Mundo, e os britânicos Bullet For My Valentine, que fecharam o Sunset.
O primeiro dia de Rock in Rio também foi marcado por manifestações políticas. O Living Colour incentivou o voto nas eleições e dedicou a apresentação à memória de Marielle Franco, vereadora morta a tiros em 2018.
Iron Maiden, Sepultura e Ratos de Porão no 1º dia do Rock in Rio 2022
Stephanie Rodrigues/g1; Maurício Pingo/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Já o Black Pantera, primeira atração do Palco Sunset, homenageou Elza Soares, cantora que morreu aos 91 anos em janeiro deste ano, ao cantar “A Carne”.
Engajados, os músicos do Gojira fizeram um protesto contra a destruição da Amazônia no show, que terminou com a música que recebe o nome da região. Ao final, eles levaram dois indígenas ao palco.
O Ratos de Porão fez sua estreia no Rock in Rio aos 41 anos de carreira, João Gordo berrou com fôlego mesmo com problema no pulmão, e o baixista Juninho usou uma camisa do MST. Foi um dos shows em que o público fez coro contra o presidente Jair Bolsonaro.
Primeiro dia do Rock in Rio tem protestos contra Jair Bolsonaro
Veja como foi cada show mais abaixo.
Trânsito caótico
Trânsito na Barra da Tijuca para chegada ao Rock in Rio nesta sexta-feira (2)
Marcos Serra Lima / g1
O primeiro dia também foi marcado por um longo trânsito, que fez o público levar até 3 horas até ao Parque Olímpico.
A cidade registrou 165km de congestionamento, quando a média das últimas três sextas-feiras, no mesmo horário, foi de 94km.
Post Malone e mais famosos
Post Malone curte show do Iron Maiden no Rock in Rio 2022
Reprodução/Globoplay
Na área vip, João Guilherme, Sasha Meneghel, Enzo Celulari e Mel Maia estão entre os famosos que curtiram os shows desta sexta (2). Veja galeria com FOTOS.
O rapper americano Post Malone, headliner deste sábado (3), surpreendeu ao aparecer na Cidade do Rock para ver o show de Iron Maiden.
Iron Maiden
Iron Maiden se apresenta no Rock in Rio 2022
Stephanie Rodrigues/g1
Aos 64 anos, Bruce Dickinson correu para todos os lados do palco com a agilidade e a afinação quase no nível do Rock in Rio 1985, mas o começo do show foi frio. O Iron Maiden entrou tocando três faixas do novo álbum, “Senjutsu”, e o som estava muito baixo da abafado. Dickinson teve que correr para remendar o estrago, mas terminou bem o principal show do primeiro dia do festival em 2022. Leia mais.
Dream Theater
Dream Theater se apresenta no Rock in Rio 2022
Stephanie Rodrigues/g1
O Dream Theater encerrou a primeira noite do Rock in Rio tocando com o virtuosismo de sempre para um público cansado e em visível debandada da Cidade do Rock. A banda de metal progressivo foi recebida com contemplação e aplausos educados após o show do Iron Maiden. O setlist teve pouca interação com fãs e letra sobre vida fora da Terra. Leia mais.
Gojira
Gojira se apresenta no Rock in Rio 2022
Bruna Prado/AP
O Gojira subiu ao Palco Mundo logo após o Sepultura, banda entre as maiores inspirações do quarteto francês. O grupo deu ao fiel público do Dia de Metal do Rock in Rio tudo o que ele queria: riffs graves, voz gutural, quebras de ritmo, baquetadas fortes e letras apocalípticas. Mesmo com resposta morna dos fãs, o vocalista Joe Duplantier agradeceu com um simpático e desbocado “Motherfucker obrigado”. Leia mais.
Sepultura
Sepultura e Orquestra Sinfônica Brasileira no Rock in Rio.
Stephanie Rodrigues/g1
As primeiras notas ouvidas no palco Mundo do Rock in Rio em 2022 foram de um balé clássico do compositor russo Ígor Stravinski no show do Sepultura com a Orquestra Sinfônica Brasileira. A banda também homenageou o compositor italiano Antonio Vivaldi e apresentou uma divertida versão roqueira da 9ª Sinfonia de Beethoven. Leia mais.
Ratos de Porão
Os Ratos de Porão fizeram um show rápido, poderoso e com berros de manifestações políticas na estreia no festival aos 41 anos de carreira da banda. Mesmo no pequeno palco Supernova e com pouco mais meia hora de apresentação, foi uma reparação histórica. Eles lembraram clássicos da carreira, como “Crucificados pelo sistema”, do primeiro álbum, de 1984 e “Anarkophobia”, faixa-título do álbum de 1991, ambas ovacionadas. Leia mais.
Ouça podcast g1 ouviu com entrevista com João Gordo:
Bullet for My Valentine
A banda Bullet For My Valentine se apresenta no Palco Sunset durante o festival Rock in Rio 2022, nesta Sexta-feira (2)
Wallace Teixeira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Uma enorme roda punk se formou em frente ao palco já na primeira música do show do Bullet, “Your betrayal”, a mais conhecida do álbum “Fever” (2010). Mas o público foi perdendo entusiasmo no decorrer da apresentação, esvaziada na segunda metade pelos fãs do Iron Maiden, atração seguinte do Palco Mundo, logo ao lado. Leia mais.
Living Colour + Steve Vai
Living Colour se apresenta no Rock in Rio 2022
Bruna Prado/AP
A banda de hard rock Living Colour fez um show com forte posicionamento político no Palco Sunset. Logo no começo, o guitarrista Vernon Reid dedicou o show à “memória de Marielle Franco”. O vocalista Corey Glover estimulou o voto nas eleições em um cartaz e na última música do show. A participação do experiente guitarrista Steve Vai foi um dos pontos altos da apresentação. Leia mais.
Metal Allegiance
Metal Allegiance se apresenta no Rock in Rio em 2022
Webert Belicio/Agnews
Banda de formação quase indefinida, o Metal Allegiance desempenhou a função de manter o público do Palco Sunset aquecido após o início dos trabalhos cumprido a contento pelo Black Pantera. Para isso, optou pela segurança: uma sequência de thrash metal disparada para uma plateia que, é claro, já esperava por isso. Leia mais.
Black Pantera + Devotos
Black Pantera durante show do Rock in Rio
Divulgação/Rock in Rio
O encontro das bandas Black Pantera e Devotos abriu o Palco Sunset nesta sexta. Eles homenagearam Elza Soares ao cantar “A Carne” no show que mostrou fusão de metal e punk. Músicas antirracistas também marcaram a apresentação. Leia mais aqui.
Initial plugin text
Initial plugin text

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.