Festas e Rodeios

Bastille vem ao Rock in Rio com pop esquisito e letras sobre funerais, porres e eutanasia

Published

on

Ao g1, vocalista fala sobre show neste sábado (10) com hits como ‘Pompeii’ e Happier’. ‘Todas as nossas músicas são sobre temas estranhos’, resume Dan Smith. Vocalista do Bastille fala sobre músicas que devem rolar no Rock in Rio
Quando o Bastille gravou “Pompeii”, em 2012, não imaginava que essa música levaria a banda a festivais e ao top 10 das paradas de 15 países, incluindo o Brasil. Era uma estranha combinação de indie rock eletrônico, percussão forte e muitas vogais (“Ê-ê-ô, ê-ô”, para ser exato).
Dez anos depois, ela ainda é a mais conhecida da banda britânica, mas eles terão novidades para o show do Rock in Rio, neste sábado (10).
“Sempre que tocamos ‘Pompeii’, onde quer que estejamos, você vê o lugar se iluminar e a atmosfera fica elétrica. É por isso que é um privilégio ter uma música dessa e o mesmo acontece com ‘Happier’ também”, garante Dan Smith, vocalista da banda, ao g1 (veja a entrevista no vídeo acima).
“Como uma banda, a gente quer tocar as músicas pelas quais a gente está interessado, mas eu quero que as pessoas nos festivais se divirtam, sabe? Se é divertido para eles, é divertido para nós.”
Marshmello e Bastille, em foto do single ‘Happier’
Divulgação
“Happier” não é tão estranha quanto “Pompeii”. Lançada em 2018 em parceria com o DJ Marshmello, é um hit dance pop bem mais convencional ou “uma música gigante da EDM”, na definição de Dan.
“É um mundo tão diferente para a gente. Eu escrevi a música com esse cara chamado Steve [McCutcheon, produtor] e eu sempre achei que ela iria ser gigante, mas nunca pensei que seria algo que eu cantaria. Então, eu mandei para o Marshmello, e ele amou.”
Apesar dos dois hits, o cantor define o Bastille como uma banda de músicas “esquisitas e variadas”. “Todas as nossas músicas são sobre temas estranhos e eu sempre quis fazer música pop com diversidade e que tenha algo a dizer.”
Bastille: Chris Wood, Dan Smith, Will Farquarson e Kyle Simmons
Divulgação/Universal Music
O quarto álbum, “Give me the future”, foi lançado neste ano e segue à risca essa ideia. Segundo ele, é um disco conceitual sobre o escapismo e como as pessoas fogem da realidade por meio da tecnologia e do entretenimento.
“Criamos tipo uma narrativa de ficção científica sobre ser capaz de se conectar a este mundo onde tudo é possível. E, basicamente, fazer a pergunta: se você pudesse ter isso, você teria e você escolheria isso em vez da vida real? Foi uma forma legal de explorar um monte de ideias sombrias e complicadas por meio de um álbum pop divertido com meia hora de duração.”
Neste disco, uma das canções mais pessoais é “No Bad Days”, com letra feita após ele visitar a tia pela última vez. Ela foi diagnosticada com um câncer e optou pela eutanasia, em 2019. Antes, a banda já lançou músicas sobre:
a série “Twin Peaks” (“Laura Palmer”);
luto e dançar em um funeral (“Good Grief”);
vício em redes sociais (“Doom Days”);
acordar deitado na cozinha e tentar se lembrar da noite anterior (“Joy”);
“economia da atenção” (“What you gonna do??”).
Bastille, uma banda veterana
A banda inglesa Bastille foi atração do segundo dia da edição de 2017 do Coachella
Reuters
Além da banda, Dan Smith vem trabalhando com artistas mais novos. Já ouviu de gente como de Yungblud, Holly Humberstone e Lewis Capaldi que eles ouviam Bastille quando eram mais novos.
“Estamos nessa há 10 anos. Isso é insano. Eu nem acredito que já fizemos quatro álbuns e quatro mixtapes, sabe? Isso é loucura para mim… É estranho entrar em uma sessão de composição com algum popstar que diz ‘Eu amava sua música quando eu estava crescendo. E eu fico tipo ‘oh Deus, que merda’.”
“As pessoas crescem e descobrem a música que existia antes de nascerem e se tornam obcecadas por ela e então fazem sua própria versão dela. E é assim que a música meio que evolui nesses ciclos”, conclui, com serenidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.