Festas e Rodeios

Champignon tem virtuosismo e legado enfatizados em biografia do baixista da banda Charlie Brown Jr.

Published

on

Livro de Pedro de Luna mostra que o ódio dirigido ao músico na internet, após a morte de Chorão, pode ter contribuído para o suicídio do artista há nove anos. Capa do livro ‘Champ – A incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr.’, de Pedro de Luna
Divulgação
Resenha de livro
Título: Champ – A incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr.
Autor: Pedro de Luna
Edição: Ilustre Editora
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Biografia escrita por Pedro de Luna e editada de forma independente em setembro, mês de prevenção do suicídio, Champ – A incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr. (Ilustre Editora) investiga todos os motivos e movimentos que levaram Luiz Carlos Leão Duarte Junior (16 de junho de 1978 – 9 de setembro de 2013) a tirar a própria vida há nove anos.
O livro é, em essência, apurado trabalho de reportagem em que Luna conclui o quanto o ódio destilado na internet quando Champignon foi levado a assumir o posto de vocalista da banda Charlie Brown Jr. – para que o grupo paulista honrasse dívidas e compromissos assumidos antes da morte de Chorão (1970 – 2013) – pode ter contribuído para que o baixista executasse esse ato extremado que muitos interpretam como uma ida ao encontro de Chorão, o amigo com quem nem sempre Champignon se afinou em vida, mas que foi um norte na vida do artista.
Em livro de 496 páginas, muitas fartamente ilustradas com fotos raras, Pedro de Luna discorre sem firulas sobre o suicídio de Champignon – morto na própria casa com tiro disparado contra a própria cabeça, no quarto que utilizava como estúdio – sem alimentar a aura trágica que ainda envolve o nome do cantor, compositor, beatboxer e, sobre todas as coisas, exímio baixista.
Ao contrário. O escritor procura enfatizar o legado e o virtuosismo do baixista, considerado pela revista Bass Player um dos melhores do mundo no toque do instrumento e eleito três vezes consecutivas o baixista dos sonhos no Video Music Brasil (VMB) da MTV, em trajetória condizente com o fato de que, aos seis anos, o músico já se exercitava no toque do violão clássico.
No fim da narrativa, fruto de dois anos de pesquisa e entrevistas (com parentes, amigos, músicos, namoradas, músicos, produtores, radialistas e VJs que se relacionaram pessoal e/ou profissionalmente com Champignon), o escritor se aventura por terreno espiritualista, relatando supostas mensagens mediúnicas relativas às situações de Champignon e Chorão na vida pós-morte do corpo.
Contudo, é na exposição da trajetória e dos feitos do baixista na dimensão terrena, que reside a maior contribuição da biografia, cujo lançamento na cidade do Rio de Janeiro (RJ) está programado para quinta-feira, 15 de setembro, na escola de música Fábrica Musical.
No primeiro dos 20 capítulos do livro, Primeiros acordes, Pedro de Luna narra a formação musical de Champignon na infância e adolescência na cidade natal de Santos (SP) – onde o músico iniciante integrou grupo de vida efêmera, o What’s Up – até o encontro com o conterrâneo Chorão.
A partir do segundo capítulo, A formação clássica, a narrativa de Champ se transforma na biografia do Charlie Brown Jr. – a banda que catapultou Champignon ao sucesso nacional – com foco primordial na interação do baixista com as dores e delícias da fama. E, claro, com o amigo-irmão Chorão.
Chorão será sempre um dos protagonistas de qualquer biografia de Champignon. E vice-versa. Sob tal prisma, o livro de Pedro de Luna conta a história desse amor fraterno, por vezes soterrado por brigas e separações ruidosas, mas forte o suficiente para sobreviver dentro de Champignon e Chorão.
Uma história realmente incrível de final infeliz, mas que teve muitos momentos felizes, documentados em várias das 496 páginas de Champ, biografia que honra a memória de Luiz Carlos Leão Duarte Junior.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.