Festas e Rodeios

‘Eduardo e Mônica’, ‘Selvagem’ e mais: veja quando Godard foi citado na música brasileira

Published

on

Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Skank foram algumas das bandas que fizeram referência ao aclamado cineasta francês em suas canções. Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira (13), aos 91 anos. Jean-Luc Godard posa para foto durante cerimônia de premiação do ‘Grand Prix Design’, em Zurique, Suíça, em 30 de novembro de 2010
Gaetan Bally/Keystone via AP/Arquivo
“O Eduardo sugeriu uma lanchonete, mas a Mônica queria ver o filme do Godard”.
O trecho da música “Eduardo e Mônica”, do Legião Urbana, é uma das várias citações ao cineasta francês na música brasileira.
Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira (13), aos 91 anos. O aclamado cineasta foi referência para inúmeros diretores ao longo de décadas, mas também serviu de inspirações para artistas nacionais.
Relembre músicas brasileiras com citações a Jean-Luc Godard:
“Eduardo e Mônica” (Legião Urbana)
Legião Urbana usa o nome do diretor para falar sobre as diferenças entre Eduardo e Mônica (que não foram suficientes para separar o casal).
“Eduardo e Mônica trocaram telefone // Depois telefonaram e decidiram se encontrar // O Eduardo sugeriu uma lanchonete // Mas a Mônica queria ver o filme do Godard”
“Selvagem” (Paralamas do Sucesso)
Paralamas do Sucesso usaram o nome do diretor como referência na faixa “Selvagem”. A faixa foi lançada em 1986, logo após o filme do diretor “Eu Te Saúdo, Maria” ser proibido no Brasil, sob alegação de que a história era uma ofensa às crenças católicas.
“O governo apresenta suas armas // Discurso reticente, novidade inconsistente // E a liberdade cai por terra // Aos pés de um filme de Godard”
“Cinema Novo” (Gilberto Gil)
Ao falar sobre o Cinema Novo na faixa lançada em 1993, Caetano Veloso e Gilberto Gil usa muitas referências das telonas para as rimas de suas canções. Em uma das citações, usam a palavra “Acossado”, citando, assim, um dos maiores clássicos de Godard, lançado em 1960.
“E o filme disse: “Eu quero ser Poema” // Ou mais: “Quero ser filme e filme-filme” // “Acossado” no “Limite” da “Garganta do Diabo” // Voltar à Atlântida e ultrapassar “O Eclipse” // Matar o ovo e ver a Vera Cruz”
“Sam” (Skank)
Skank usou o nome do cineasta para os versos de “Sam”, música que integra o álbum “Calango”, lançado em 1994.
“Cineclube á tarde, filme de Godard e Bergman // Nunca mais vou esquecer // Te conheci na vida, te conheci num fim de ano // Aonde você vai, Sam? // Vou ali, depois te amo”
“Carecas do Jamaica” (Engenheiros do Havaí)
Em 1989, a banda Engenheiros da Jamaica gravou a faixa “Carecas do Jamaica”, também citando o diretor. Nei Lisboa, um dos compositores da música junto a Augusto Licks, também gravou a canção.
“Vinde a mim as criancinhas do nordeste // Que eu ensino a fome a receber cachê // Deixa estar, Godard, que a estrela do oriente nos enreda nessa rede de TV”.
“Cinema” (Cachorro Grande)
Cachorro Grande fez referência ao cineasta ao falar sobre as diferenças nas preferências de duas pessoas sobre filmes na música “Cinema”.
“Então você acha normal chorar nos filmes de natal? // Que quando passam na Tv e E você não queria ver? // Daí você botou Godard Só pra me incomodar // Você não gosta dos filmes que eu mostrei pra você // E eu não gosto dos filmes que você vê”
“Anselmo” (Luisa mandou um beijo)
Em 2014, a banda carioca Luisa mandou um beijo lançou a faixa “Anselmo”, fazendo referência a Godard e outros cineastas.
“Peça ajuda ao Glauber e convide a Lygia para almoçar numa terça-feira e lhe contar os seus lamúrios de burguesa. Jean-Luc Godard desfez o mar e Buñuel também foi Deus.”
Quem foi Jean-Luc Godard

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.