Festas e Rodeios

Quem é Leandro Lehart: Fundador do Art Popular foi de compositor de hits nos anos 1990 a diretor de centro cultural em SP

Published

on

Antes de comandar um dos principais espaços públicos dedicados à cultura na capital, artista fez história na música nacional compondo e cantando dezenas de hits do samba e do pagode como ‘Pimpolho’, ‘Agamamou’ e ‘Amarelinha’. O cantor e compositor Leandro Lehart, do grupo de pagode Art Popular.
Reprodução/Instagram/Acervo pessoal
Paulo Leandro Fernandes Soares, conhecido como Leandro Lehart, tem 50 anos, e é um cantor, músico e compositor ícone dos anos 1990.
Na última semana, Leandro foi condenado a mais de 9 anos de prisão por estupro e cárcere privado e pode recorrer em liberdade. Ele nega as acusações.
Multi-instrumentista e autodidata, o artista toca mais de 30 instrumentos e foi ao longo de 10 anos (no final da década de 1990 e início dos anos 2000) o maior arrecadador de direitos autorais do Brasil.
Leandro ainda tem em seu currículo o posto de diretor do Centro Cultural de São Paulo (CCSP), um dos primeiros centros culturais multidisciplinares do país. O músico permaneceu no posto de maio de 2021 a fevereiro de 2022.
Lehart é também embaixador do projeto O Samba Cura, criado em 1997 em parceria com a ONG Ação Solidária Contra o Câncer Infantil.
Quem é Leandro Lehart?
Composições
Segundo dados do Ecadnet, Leandro Lehart tem 369 obras musicais em seu nome, além de 899 fonogramas gravados com sua voz.
Entre as composições, estão “Pimpolho”, “Agamamou”, “Amarelinha”, “Irae”, “Telegrama”, “Temporal” e muitos outros clássicos do samba e do pagode que marcaram a década de 1990.
Boa parte das faixas integram o repertório do Art Popular, grupo fundado por ele em 1990.
A banda logo se tornou um dos maiores grupos de samba, pagode e samba-rock do país, impulsionado pelos primeiros hits “O Canto da Razão” e “Utopia”. As duas faixas integravam o primeiro álbum o grupo e também são composições de Lehart.
Carreira solo
Leandro deixou o Art Popular por algumas vezes para se dedicar a carreira solo. Sua primeira saída aconteceu em 2001, mas seguiu participando da produção de trabalhos posteriores da banda ao mesmo em que trabalhava em cima de seu álbum solo.
Em 2003, ele retornou ao grupo, se despedindo novamente em 2005, retomando seu trabalho solo. Em 2017, o cantor retornou ao grupo, no qual segue atuante.
Em agosto, Leandro Lehart foi escolhido pela Disney para compor e produzir a musica “Zés do Brasil”, que celebra os 80 anos do personagem Zé Carioca.
Direção do CCSP
Em maio de 2021, Leandro Lehart assumiu a direção do Centro Cultural São Paulo, um dos principais espaços públicos dedicados à cultura na capital paulista.
O espaço abriga um conjunto de bibliotecas multidisciplinares, coleções e acervos da cidade, além de contar com uma programação de artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro.
Alê Youssef, secretário Municipal da Cultura de São Paulo, celebrou, na época, o ingresso de Leandro Lehart ao time do centro cultural.
“Em meio a tanta tristeza, a bela notícia de ter o cantor, compositor, multi-instrumentista e ativista Leandro Lehart em nosso time. Depois do brilhante trabalho de Erika Palomino que reconectou o Centro Cultural São Paulo com sua vocação vanguardista – o foco será popularizar o CCSP, espaço estratégico para a retomada do setor. Faremos, quando possível, uma Roda de Samba fixa e semanal na emblemática sala Adorinan Barbosa para ser ponto de encontro de estilos e tendências e um coração pulsante e antropofágico para celebração do Modernismo 22+100. Que bom ter Leandro, um verdadeiro maestro do novo modernismo, pra conduzir esse processo. Nada acontece por acaso. Arte é ocupar”, escreveu Alê em seu Instagram.
Durante sua gestão, Leandro Lehart trouxe de volta a Roda de Samba na programação do Centro Cultural. Inicialmente em formato virtual, o projeto passou a ser aberto ao público, na Sala Adoniran Barbosa, a partir de setembro de 2021.
Menos de um ano depois de assumir o posto, em fevereiro de 2022, o músico deixou o cargo. Nas redes sociais, publicou um texto informando que não estava feliz.
Leandro Lehart, cantor e compositor
Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.