Festas e Rodeios

Baterista Fábio Faustino se inspira em Letieres Leite e Moacir Santos para ecoar ancestralidade afro-brasileira no álbum ‘Âmago’

Published

on

Capa do álbum ‘Ãmago’, de Fábio Faustino
Kaio Shot
♪ Norteado pelas referências deixadas nas obras dos maestros Moacir Santos (1926 – 2006) e Letieres Leite (1959 – 2021), o baterista, percussionista e compositor paulista Fábio Faustino ecoa a ancestralidade afro-brasileira ao longo dos sete temas autorais que compõem o primeiro álbum do artista, Âmago, em rotação desde 14 de janeiro.
“Âmago é um registro íntimo de um encontro com a minha ancestralidade, um grito de resistência e existência”, conceitua Faustino.
Composto entre maio e junho de 2022, o repertório do disco foi gravado em único dia, 12 de agosto, por quinteto formado por Faustino com Fábio Leandro (piano), JP Ramos Barbosa (saxofone e flauta), Vanessa Ferreira (contrabaixo) e Xeina Barros (percussão).
Paulista nascido em Mogi das Cruzes (SP) em 1990, Fábio Faustino vem pesquisando ritmos afro-brasileiros em estudo que o guiou na idealização e formatação do álbum Âmago.
As presenças dos convidados sublinham o tom o disco. Se Bábà Sidnei Nogueira abre o disco com o canto de Oriki para Esù, Filó Machado canta o samba Adupé.
Já Allan Abadia sopra o trombone de Reencontro enquanto Adriana Moreira dá voz à Candura, música composta por Faustino com inspiração no livro Tudo sobre o amor – Novas perspectivas (1999), da escritora norte-ameircana Bell Hooks (1952 – 2021).
As músicas Âmago, Quilomba e Reis e rainhas completam o repertório autoral do primeiro álbum de Fábio Faustino.
Baterista Fábio Faustino lança o primeiro álbum, Âmago’, com sete músicas compostas pelo artista paulista entre maio e junho de 2022
Kaio Shot / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.