Festas e Rodeios

Culto de Ifá: conheça a religião de Fred Nicácio, do ‘BBB 23’

Published

on

Nesta segunda, Tadeu Schmidt falou de diversidade religiosa após participantes terem demonstrado medo diante de orações do participante. Filosofia vinda dos iorubás, da região da Nigéria, chegou ao Brasil no fim do período escravagista. Fred Nicácio faz oração dentro do quarto do BBB
Reprodução/TV Globo
Uma discussão nesta segunda-feira (20) entre participantes do BBB 23 sobre práticas religiosas do participante Fred Nicácio levou o apresentador do reality, Tadeu Schmidt, a dar um recado sobre diversidade religiosa.
Compartilhe esta reportagem no WhatsApp
Compartilhe esta reportagem no Telegram
Depois que foi exibida uma conversa em que Gustavo, Key Alves e Cristian demonstravam medo diante das orações do médico Fred, a transmissão ao vivo mostrou Tadeu defendendo a harmonia entre as diferentes religiões dos moradores da casa. Ele pediu também para que Fred explicasse sua crença, o culto de Ifá. 
A seguir, você entende o que é culto de Ifá (ou Ifaismo) e em que ele difere de outras religiões de matriz africana: 
ONDE SURGIU O CULTO DE IFÁ: O professor Sidnei Barreto Nogueira, doutor em semiótica pela Universidade de São Paulo (USP), praticante do Camdomblé Nagô-Queto, babalorixá e autor do livro “Intolerância religiosa”, explica que o culto de Ifá (ou Ifaismo) é uma filosofia tradicional iorubá. Esse é dos maiores grupos étnicos africanos, hoje com população de cerca de 30 milhões de pessoas, com origem na região da Nigéria.
FILOSOFIA OU RELIGIÃO: Segundo Nogueira, o Ifaismo é uma filosofia baseada na vida ancestral, interpretada no Brasil como filosofia religiosa. Aqui, ganhou formas de religião, de acordo com ele, após a chegada dos iorubás, africanos trazidos ao país no fim do período escravagista.
“No século XX e no século XXI, começamos a receber os iorubás no Brasil, e eles começaram a ver que aqui havia manutenção da sua filosfia no interior do candomblé”, afirmou o professor Nogueira.
“A partir disso, começam a fortalecer a filosofia deles trazendo Ifá, que é oráculo divinatório de Orumilá (a divindade).”
SABERES DO IFAISMO: O estudioso também explica que o Ifá é “um corpus literário”, um conjunto de saberes com “mais de 1096 poesias enormes”, de onde vem toda a mitologia, as histórias e a ética comportamental de quem segue essa filosofia ou religião.
ÉTICA DE VIDA: Por meio dessas poesias, a filosofia do Ifaismo aponta sua ética de vida, como o ser deve se desenvolver para o bem, para a prosperidade e para o desenvolvimento de virtudes coletivas. “É para que você possa reaver a sua porção de felicidade roubada pelo colonialismo”, explica o professor.
Initial plugin text
CULTO À NATUREZA: Depois que Tadeu Schmidt ter pedido a Fred Nicácio que explicasse sua religião, o brother afirmou que o culto de Ifá “traz o culto à natureza como sua principal divindade”. “Então, a cada contato que tenho com a natureza, eu tenho a chance de poder cultuá-la e gozar dessa bênção que é poder vê-la. A maior manifestação da vida é a própria natureza.”
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: Mas o que difere o Ifaismo das demais religiões de matriz africana, que também enxergam o homem como um ser integrado à natureza e que a cultua? Segundo Nogueira, elas diferem por componentes históricos, filosóficos e por seus rituais. “Candomblé, por exemplo, é afro-brasileiro. Umbanda é afro-indígena. Ifá é afro-iorubá”, afirma o pesquisador.
Initial plugin text
CONCEITO DE RACISMO RELIGIOSO: Segundo Nogueira, isso envolve a intolerância religiosa como um fenômeno geral de não aceitação de religiões diferentes. Passa também por “um tipo de racismo” quando a religião alvo da intolerância é praticada contra uma pessoa preta.
“É o que as pessoas sentem diante de um corpo preto. As pessoas veem no nosso corpo preto o satanás. A intolerância religiosa está aí, está posta.”
“Ela associa a oração negra, o corpo negro, ao mal, como se ele estivesse cometendo um crime. […] A coisa negra sempre será vista por racistas como alguma coisa do mal, como alguma coisa satanizada, amaldiçoada.”
DIVERSIDADE RELIGIOSA: O professor faz também uma defesa da diversidade religiosa como necessidade para qualquer um ter liberdade para praticar a sua crença: “Não estou defendendo a minha religiosidade. Estou defendendo a liberdade de crença e a igualdade. Os ateus têm direito de não crer, os budistas, hare krishna… Todos têm direito a sua crença”.
Veja, no vídeo abaixo, outro debate motivado anteriormente no “BBB 23”, o da não monogamia:
O que é não monogamia? Entenda status amoroso Fred Nicácio e outros BBBs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.