Festas e Rodeios

Distrital pede cancelamento de show de banda norueguesa no DF por suposta apologia ao nazismo

Published

on

Segundo Fábio Félix (PSOL), banda ‘Mayhem’ tem ‘histórico de cometimento de atos em defesa da ideologia nazista, por meio da utilização de trajes, letras e símbolos alusivos ao regime de extrema-direita’. Deputado acionou Ministério Público e Polícia Civil. Vocalista da banda Mayhem durante apresentação em 2008, em imagem de arquivo
Reprodução/Wikimedia Commons
O deputado distrital Fábio Félix (PSOL) pediu, nesta quinta-feira (16), o cancelamento do show da banda norueguesa de black metal “Mayhem”, previsto para acontecer na próxima quarta-feira (22), no Distrito Federal. De acordo com o parlamentar, o grupo tem “histórico de cometimento de atos em defesa da ideologia nazista, por meio da utilização de trajes, letras e símbolos alusivos ao regime de extrema-direita”.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: a sinistra história dos ‘assassinos black metal’ da Noruega
LOLLAPALOOZA 2023: após se destacar com heavy metal antirracista no Rock in Rio, Black Pantera vai ao Lollapalooza
O deputado acionou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil para que as instituições “atuem de forma preventiva, proibindo a apresentação da Mayhem em Brasília’. “Nossa cidade não pode ser palco de novas demonstrações de intolerância de qualquer natureza”, disse o deputado.
O parlamentar disse ainda que a banda já preferiu “falas de cunho racista e LGBTIfóbicas”. O g1 entrou em contato com a casa de shoe Toinha Brasil, responsável por sediar a apresentação da banda em Brasília, mas não obteve retorno até a última atualização desta publicação.
Polêmicas
Formada em 1984 pelo guitarrista Euronymous – pseudônimo de Øystein Aarseth, o baixista Necrobutcher e o baterista Manheim, a banda Mayhem já protagonizou diversas polêmicas. O grupo foi um dos integrantes do “Inner Circle” (Círculo Negro), que pregava, dentre seus ideais, ódio contra o cristianismo.
Um dia antes de se apresentar na capital, a banda tem outro show marcado na cidade de Porto Alegre. Em seu perfil oficial no Twitter, o deputado estadual Leonel Radde (PT – RS) também defendeu o cancelamento do evento e deu exemplos de momentos em que a banda teria usado símbolos nazistas e neonazistas.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.