Festas e Rodeios

Escritor e diplomata chileno Jorge Edwards morre aos 91 anos

Published

on

Amigo de Pablo Neruda e vencedor do Prêmio Cervantes de 1999, Edwards morreu em casa, em decorrência de uma diabetes. Jorge Edwards, homenageado pelo Prêmio Miguel de Cervantes
Reprodução/Instituto Cervantes
O escritor e diplomata chileno Jorge Edwards morreu nesta sexta-feira (17) em Madri, capital da Espanha. À agência AFP, seu filho informou que o quadro de saúde de Edwards piorou na última semana em decorrência de uma diabetes, levando-o a uma internação. “Assim que voltou para casa, ele faleceu”, disse.
Jorge Edwards publicou 11 romances, cinco livros de contos e mais cinco livros não ficcionais ao longo de seis décadas de carreira. Suas obra mais famosas são “Persona Non Grata”, na qual narra suas experiências como embaixador chileno em Cuba, e “Adiós Poeta”, biografia do poeta Pablo Neruda, de quem era amigo pessoal.
Em 1999, foi homenageado com o Prêmio Miguel de Cervantes, o mais importante de língua espanhola.
Initial plugin text
Initial plugin text
No Twitter, o Instituto Cervantes se pronunciou sobre a morte de Edwards: “Perdemos um romancista excepcional, um ensaísta corajoso e um jornalista atento a todas as camadas da atualidade. Sentiremos falta de sua vitalidade e moral elevado”.
O português Almeida Faria e o chileno Jorge Edwards
Flavio Moraes/G1
Vida e carreira
Jorge Edwards nasceu em Santiago, em 1931. Ele se formou em direito pela Universidade do Chile e estudou na pós-graduação na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.
Ele foi diplomata de carreira entre 1957 e 1973, período em que trabalhou em Havana (Cuba), Lima (Peru) e Paris (França), seu último posto no cargo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.