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A febre dos cruzeiros pop: Antes dominado por Zezé & Luciano e Roberto Carlos, mercado cresce com grandes shows em alto-mar

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Maiara e Maraisa, Xuxa, Alexandre Pires e outros investem em navios para levar fãs para experiência de grandes shows em alto-mar. Temporada tem ao menos 10 projetos agendados. A febre dos navios temáticos que levam os nomes de artistas
Por muitos anos, o cantor Roberto Carlos e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano navegaram sozinhos em águas brasileiras com seus cruzeiros temáticos.
Roberto zarpou com seu primeiro Emoções em Alto-Mar em 2005. Já Zezé Di Camargo e Luciano levantaram âncora do primeiro Navio ZCL em 2009.
Os dois são os projetos mais longevos de cruzeiros temáticos comandados por artistas. Mas os navios musicais viraram febre nas últimas temporadas. E o que não falta este ano é opção de cruzeiros com shows de artistas no convés.
O mercado cresceu e encontrou um ótimo espaço ao apostar na paixão dos fãs, fazer parceria com artistas e levar os grandes shows e festivais para alto-mar.
Maiara e Maraisa são os nomes mais recentes dessa onda. O navio da dupla está previsto para acontecer entre os dias 8 e 11 de março de 2024.
“Ficamos mega felizes, porque tanto eu como a Maiara estamos realizando coisas que nem pensávamos se um dia seria possível”, afirma Maraisa.
Maiara e Maraisa terão cruzeiro temático em 2024
Reprodução/Instagram
Antes do embarque delas, já estão garantidos os cruzeiros com Xuxa, Leonardo com Bruno e Marrone no Projeto Cabaré, Alexandre Pires e Daniel. Todos aqui no Brasil e em um roteiro quase padrão que envolve um trajeto com embarque e desembarque no Porto de Santos, passando por Ilhabela, Buzios ou Angra dos Reis, a depender da programação e da condição climática.
Wesley Safadão e a dupla Chitãozinho e Xororó vão um pouco mais longe e farão cruzeiros internacionais, passando por uma ilha exclusiva nas Bahamas.
Quem também já confirmou que vai entrar nessa linha de projetos é Ludmilla. Em novembro de 2022, a cantora postou no Twitter que vai promover o “Cruzeiro Numanice. Três dias de experiência em alto-mar. Muita música e gente bonita, daquele jeito que eu amo”. Ainda não há detalhes.
2023 ainda contará com navios que reúnem vários artistas, como o Chilli Mob Cruise, com Pedro Sampaio, Xamã, Marina Sena, Priscilla Alcântara, Tropkillaz, Monobloco, Jetlag. Há também o Só Track Boa, com Bhaskar, Cat Dealers, Bruno Be, Chemical Surf, Diplo, Vintage Culture, entre outros artistas da música eletrônica.
Alguns dos projetos são estreantes. Outros, já está com a próxima temporada garantida desde o momento em que o cruzeiro anterior ancorou no destino. O de Luan Santana, por exemplo, que saiu pela primeira vez no início de março, já está com promessa de nova edição para 2024.
Nesses casos, a nova aposta para o ano seguinte depende de variáveis que identificam o sucesso de cada edição:
cabines esgotadas de 2 a 3 meses antes do embarque
satisfação do público com a experiência a bordo
felicidade do artista com o projeto
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Cachê ou participação nos lucros
WS on Board: navio de Wesley Safadão no MSC Fantasia
Divulgação/PromoAção
João Carlos Ribeiro, sócio da PromoAção, empresa que promove boa parte desses cruzeiros temáticos musicais atualmente, explica ao g1 que há duas situações para o início do plano para um cruzeiro batizado com os nomes dos artistas:
a empresa procura o artista
o artista procura a empresa
“Atualmente, a PromoAção freta um pacote de cruzeiros (20 nesta temporada) e a partir daí define os temas e artistas de acordo com as ideias que temos e com as propostas que recebemos”, diz.
Mas e sobre faturamento? Depois de colocar o nome no cruzeiro, quanto fica para o artista? Ele recebe cachê ou participa dos lucros?
João cita que “os artistas que dão nomes aos navios têm participação na venda de cabines e nas receitas de patrocínio.”
“Os percentuais são variados porque tem artistas que são sócios também nas despesas, e outros não”, afirma o executivo.
Já os artistas convidados para se apresentar no navio recebem cachês, como acontece em qualquer tipo de show. No cruzeiro de Luan Santana, realizado no início de março, se apresentaram artistas como Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Léo Santana, entre outros.
A embarcação utilizada pelo cantor foi a MSC Fantasia, que conta com 1.637 cabines e tem capacidade para 4.363 pessoas.
Já a embarcação MSC Preziosa, que vai receber os cruzeiros de Maiara & Maraisa, por exemplo, tem capacidade para 4.345 hóspedes e conta com 1.751 cabines, divididas entre internas, externas e com varanda.
O primeiro lote de vendas para o navio das “patroas” varia entre R$ 3.104,04 (referente a cabine interna quádrupla) e R$ 7.428 (cabine dupla com varanda premium). (*Valores sujeitos a alteração).
Para Luciano, foi a empresa que mudou o cenário atual dos cruzeiros no país.
“O brasileiro é muito festivo, gosta de festas grandes. É só pegar eventos como o Cabaré, Amigos, Villa Mix, eventos com vários artistas. E a PromoAção notou isso, tirou os shows dos teatros dos navios e colocou todos na área da piscina. Deu a oportunidade para todos os passageiros assistirem a todos os shows”, afirma o cantor.
Ele ainda relembrou que, nas primeiras edições do cruzeiro (antes “É o amor” e, atualmente chamado de “ZCL”), os passageiros tinham direito a assistir a apenas uma das apresentações no teatro da embarcação. “Muitos passageiros perdiam a apresentação porque tinham ingresso para apenas uma das noites e, de repente, passavam mal”.
Mas é só show?
Zezé di Camargo e Luciano se apresentam no Cruzeiro ZCL
Reprodução/Instagram
Se você não for fã do artista que comanda o navio, talvez se frustre um pouco. Isso porque, além dos shows, os cruzeiros contam com música ambiente das áreas comuns 24 horas. E as caixas de som sempre tocam as faixas do artista anfitrião.
Outra possível frustração é que alguns fãs embarcam achando que vão cruzar com os ídolos nos corredores do navio. Mas apesar de ficarem as três noites embarcados, nem sempre eles saem de suas cabines quando não há programação para evento.
“Eu fico os três dias a bordo, dou uma volta pelo navio, faço resenha com os convidados e a turma lá, é de boa. Não passo o tempo inteiro passeando, mas sempre dou as minhas voltas pra ver o que tá acontecendo, quem foi me ver. Acho importante retribuir de alguma forma o carinho que eu recebo”, diz Wesley Safadão.
O cantor se apresenta em duas das três noites de roteiro. O show acontece ao longo de toda madrugada e só termina quando o sol amanhece. Até por isso, alguns fãs já comentaram que não é fácil assim cruzar com o cantor pelos corredores ou em outros eventos que acontecem ao longo do dia.
Safadão já realizou quatro edições do WS On Board pelo Brasil. Agora se prepara para investir em sua primeira edição internacional. Ele vai ancorar sua embarcação nas Bahamas e gravará um DVD durante o passeio.
Apesar de não circular muito pelo navio, Roberto Carlos costuma fazer uma visita surpresa no cassino da embarcação e assiste a um karaokê com fãs que cantam acompanhados de sua banda.
Além das três apresentações que realiza no teatro do navio, ele também promove uma coletiva de imprensa no local. A diferença é que alguns fãs também podem assistir ao encontro – e esses mesmos fãs aproveitam para vaiar jornalistas que fazem perguntas que eles considerem invasivas para o artista (normalmente, as que fogem da parte musical).
No navio “É o amor”, Zezé di Camargo chegava a reunir os amigos e fãs mais próximos para uma roda de viola em alguns dos salões. Luciano relembra que chegou a ir a uma das festas na discoteca, mas ficou pouco tempo, porque queriam colocar um cordão para isolá-los dos fãs. “Não gostei e fui embora”, conta.
Mas o cantor diz que sempre acaba encontrando com fãs pela embarcação, já que “o navio é um lugar em comum para todos. Se vou no restaurante, cruzo com fãs, se vou no deck, passar o som, cruzo com fãs. É possibilidade o tempo todo. E em uma das edições, também fui ao teatro assistir ao show do Eri Johnson.”
Cintia Matos de Miranda, fã da dupla que já foi a quase todas as edições do navio ZCL, diz não se incomodar com o fato de os artistas não ficarem todo o tempo acessíveis para os fãs.
“O Cruzeiro tem shows e atividades o dia todo para quem gosta de curtir. E a possibilidade de descer e conhecer a cidades em que ele está atracado. Mas eu tive a sorte de ver a dupla fora do palco em todas as edições que participei”, diz.
Ela ainda afirma que pretende ir à próxima edição do cruzeiro e que escolhe a experiência “pela oportunidade de assistir a vários shows em um clima completamente diferente ao de um rodeio, por exemplo”.
Claudia Leitte, que realizou duas edições de seu cruzeiro próprio (em 2010 e 2011), faz visitas a alguns fãs de surpresa.
“Nas edições do Claudia Leitte On Board que realizei, eu tinha uma agenda dentro do navio. Rolou o show tradicional, no palco, pra galera, mas também rolou um show intimista no teatro que tinha no navio, encontro com os meus fãs, visitei algumas cabines… foi massa”, afirmou a cantora ao g1.
Neste final de semana, Claudia fará uma participação no navio da Xuxa. Mas deve embarcar apenas para a apresentação.
“Confesso que eu queria curtir o navio de Xuxa, mas não vou conseguir por conta da agenda. Faço o show em um dia e volto logo na sequência para outros compromissos em terra firme”, afirma a cantora, que ao falar sobre o tema, confessou ter ficado com vontade de retomar seu cruzeiro próprio.
“Só tenho boas recordações e tô começando a ficar com vontade de uma nova edição, hein.”
Com navio previsto para zarpar somente em 2024, Maiara e Maraisa já fazem planos para o cruzeiro e descartam ficar o dia em suas cabines.
“Queremos muita diversão, nem pensar que vamos ficar trancadas nas cabines. Somos raiz, gostamos do fervo.”
Cruzeiros temáticos musicais – temporada 2023/2024
Luisa Rivas/Juan Silva/Arte g1

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