Festas e Rodeios

Cormac McCarthy, premiado escritor americano e autor de ‘Meridiano de sangue’ e ‘A estrada’, morre aos 89 anos

Published

on

Vencedor do Prêmio Pulitzer morreu em casa em Santa Fe, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (13). Cormac McCarthy, premiado escritor americano e autor de ‘Meridiano de sangue’ e ‘A estrada’
Divulgação/Companhia das Letras
Cormac McCarthy, um dos maiores escritores americanos do século 20, morreu aos 89 anos nesta terça-feira (13). Ele estava em casa em Santa Fe, nos Estados Unidos.
A causa da morte não foi divulgada pela Penguin Random House, editora responsável pelos livros do escritor.
Associado ao niilismo, o americano escreveu livros como “A Estrada”, “Meridiano de Sangue”, a “Trilogia da fronteira” e “Onde os velhos não têm vez”, que ganhou adaptação para o cinema e, no Brasil, recebeu o título de “Onde os fracos não têm vez”.
Apesar do grande sucesso ao longo da carreira, nenhum dos primeiros romances de McCarthy vendeu mais de 3 mil exemplares. Até as críticas mais elogiosas deixavam claro que os romances não proporcionavam uma leitura prazerosa.
Em 1992, McCarthy recebeu o National Book Award e o Nation Book Critics Circle Award por “All the Pretty Horses”.
Livro que lhe rendeu um prêmio Pulitzer em 2007, “A Estrada” é considerado por muitos a grande obra-prima do americano. A obra explora uma história diatópica que mostra a luta pela sobrevivência de um pai com um filho.
A literatura de McCarthy é frequentemente lembrada pelo seu lado filosófico, despótico e misterioso. Suas obras costumam trazer um mundo pós-apocalíptico, com descrições de violência gráfica e natureza altamente modificada.
Sua última obra é dividida em dois volumes, “O Passageiro” e “Stella Maris”, que quebram um hiato do escritor de mais de dez anos e narra a história de um homem assombrado pela morte da irmã.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.