Relação conturbada entre a empresária Marlene Mattos e Xuxa Meneghel chegou ao fim há quase duas décadas. As duas se reencontraram, pela primeira vez, recentemente. Marlene Mattos no reencontro com a Xuxa durante documentário do Globoplay
Reprodução/Globoplay
Um relacionamento (de trabalho e pessoal) que durou 19 anos e terminou estampado em manchetes, com trocas de acusações, mágoas e até processo na Justiça. A relação conturbada entre a empresária e diretora Marlene Mattos e Xuxa chegou ao fim há quase duas décadas. As duas se reencontraram, pela primeira vez, recentemente — na frente das câmeras.
O reencontro será exibido na série “Xuxa, o documentário”, que estreia no Globoplay na próxima quinta-feira (13). A conversa entre Marlene e Xuxa ganhou um episódio inteiro da obra, dirigida por Pedro Bial.
Além de empresária, Marlene Mattos é diretora e produtora de televisão e seguiu uma carreira longe dos holofotes após o rompimento com a Rainha dos Baixinhos. A seguir, saiba mais sobre quem é Marlene Mattos.
Quem é Marlene Mattos
Marlene vira diretora de Escola de Pricesas idealiza por uberlandense
Marlene Mattos/Arquivo Pessoal
Marlene Mattos nasceu em 27 de abril de 1950 em São José do Ribamar, o terceiro município mais populoso do Maranhão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mudou-se ainda adolescente para o Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira como empresária, produtora e diretora de televisão. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Band, Record, Rádio Globo, RedeTV!, SBT, E+TV e TV da Gente.
De acordo com uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo em janeiro de 2003, Marlene era, na época, dona de um patrimônio estimado em 20 milhões de dólares — em valores de hoje, corrigidos pelo IGP-M, o montante seria de quase R$ 300 milhões.
Carreira
A empresária começou a trabalhar na TV Manchete em 1983, onde conheceu Xuxa, ainda no início da carreira. As duas tornaram-se amigas e, depois disso, Marlene passou a empresariar a apresentadora.
A parceria entre Marlene e Xuxa se fortaleceu com o passar dos anos, levando a dupla à TV Globo, onde emplacaram sucessos e alavancaram a carreira de Xuxa a um novo patamar.
De 1987 a 1992, Marlene dirigiu o “Xou da Xuxa”, o programa infantil de maior sucesso da história da televisão brasileira e responsável por transformar a Rainha dos Baixinhos em um grande fenômeno — foram, ao todo, 2.000 programas.
Disco ‘Xou da Xuxa’ foi lançado em 1986
Divulgação
Em 1985, antes de dirigir os programas de Xuxa, Marlene Mattos trabalhou na TV Globo como datilógrafa e passou por diferentes funções até chegar na direção de núcleo. No canal, além de pilotar os programas “Xou da Xuxa”, “Xuxa Park” e “Planeta Xuxa”, chegou a dirigir o “Mais Você” (2001) e “Jovens Tardes” (2002).
Em 1993, a diretora teve um papel fundamental na vinda do astro Michael Jackson para o Brasil, que esteve no país com a “Dangerous World Tour”.
Após o rompimento com Xuxa (leia mais abaixo), Marlene Mattos abriu uma agência de casting de atores e chegou a ser diretora artística na Band.
Depois disso, passou pelo SBT, Record, Rádio Globo, Rede TV!, E+TV, TV da Gente. Ela também dirigiu vídeos do canal do YouTube da apresentadora Karol Veiga. Marlene agenciou ainda as jogadoras de vôlei Virna e Leila, o goleiro Dida, o jogador de futebol Kaká e o ex-BBB Kleber Bambam.
A diretora também dedicou um tempo ao projeto de documentário “Lendas e Mistérios da Floresta Amazônica”.
Rompimento com Xuxa
Grávida, Xuxa posa na frente da plateia do ‘Planeta Xuxa’
Divulgação/TV Globo
Em 2002, Marlene Mattos e Xuxa Meneghel romperam a relação por completo. Marlene, que é madrinha de Sasha, filha da apresentadora, também nunca mais viu a afilhada. O corte de relações entre as duas aconteceu tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.
Diante da separação, o programa “Planeta Xuxa”, que ainda estava no ar na época da briga, teve a sua temporada mais curta (de 7 de abril a 28 de julho). Um dos momentos que marcou a desavença entre as duas foi quando Xuxa respondeu a Marlene: “Faça o seu trabalho que eu faço o meu”.
Por muitos anos, Xuxa e Marlene mantiveram silêncio sobre o que aconteceu. Em 2015, Xuxa falou sobre o assunto em entrevista à Record, dizendo que estava cansada de ser “controlada” pela diretora. Depois disso, a apresentadora fez várias afirmações e desabafos sobre a relação com a ex-parceira, como de ter sido feita de “fantoche”, ter sido “roubada” e se sentido “usada”.
Em abril de 2021, ofendida por declarações de Xuxa durante uma entrevista ao jornalista Luís Erlanger, Marlene Mattos registrou uma ocorrência contra a apresentadora por calúnia. Em setembro, o Ministério Público arquivou o processo e inocentou a Rainha dos Baixinhos.
No início deste ano, Xuxa foi homenageada pelos seus 60 anos no programa Altas Horas. Na ocasião, ao lado da atriz Adriana Bombom, a apresentadora comentou o fato de Bombom ter sido figurante e assistente de palco do Xuxa Park, mas nunca paquita.
“A Marlene não queria uma paquita negra, mas eu fiquei encantada com a beleza dela”, acusou a Rainha dos Baixinhos.
Bombom, por sua vez, completou: “O meu sonho era poder invadir aquela televisão para estar lá e ser uma paquita, mas eu sei que meu sonho estava muito longe, até porque as paquitas eram loiras, e eu sabia que não podia estar ali pela cor, por eu ser negra”.
Reencontro
Xuxa e Marlene Mattos se reencontram após 19 anos em documentário do Globoplay: ‘Chego a ser cruel? Sou’, diz ex-diretora
Em novembro de 2021, Marlene e Xuxa se reencontraram para as gravações do documentário do Globoplay. Sob direção do jornalista Pedro Bial e na frente de câmeras, as duas ficam frente a frente pela primeira vez em 19 anos.
No último domingo (9), o Fantástico exibiu alguns trechos do episódio que marca o momento.
“Eu acertei muito mais do que errei, sabe? O mundo não é isso que você quer que seja. A gente tem que agir às vezes de forma realística, sabe? Você diz… você era uma marionete na minha mão, e eu usava você pra fazer outras pessoas de marionete. E é assim”, diz Marlene.
Em cinco episódios, “Xuxa, o documentário” conta a trajetória da apresentadora, uma história marcada por sucessos e amores, mas também por perdas, traumas e decepções.
‘Me chocou ela dizer ‘eu faria tudo de novo”, diz Xuxa após reencontro com Marlene Mattos depois de 19 anos