O apresentador do canal teria pago mais de R$ 220 mil durante três anos para uma pessoa menor de idade em troca de fotos pornográficas. Huw Edwards em imagem de janeiro de 2020
Chris Jackson/Reuters
O apresentador da BBC que enfrenta acusações de ter pago a uma pessoa jovem milhares de libras por fotos sexualmente explícitas é Huw Edwards, informou a própria BBC nesta quarta-feira (12). A rede atribuiu a informação a uma declaração da esposa de Edwards.
“Huw está sofrendo de problemas de saúde mental graves. Como é bem documentado, ele foi tratado por depressão grave nos últimos anos”, disse sua esposa, Vicky Flind, de acordo com a BBC.
“Os eventos dos últimos dias pioraram muito as coisas, ele teve outro episódio sério e agora está recebendo cuidados hospitalares como paciente interno, onde ficará por tempo indeterminado.”
Demora na identificação
O funcionário não foi identificado por dias. Um outro rosto famoso da BBC, Jeremy Vine, pediu ao acusado que rompa com o silêncio para não prejudicar ainda mais a reputação do canal e para dar um fim às acusações falsas feitas contra outros apresentadores.
O escândalo voltou a ocupar as manchetes dos principais jornais britânicos nesta quarta. O tabloide “The Sun”, que publicou a história pela primeira vez na última sexta-feira (7), apresentou novas acusações.
De acordo com as últimas notícias, o apresentador do canal pagou mais de 35 mil libras esterlinas (R$ 220 mil) durante três anos para uma pessoa menor de idade – na época – em troca de “fotos sórdidas”.
O jovem, que ainda não teve o gênero revelado, teria posteriormente usado o dinheiro para financiar seu vício em crack, segundo a mãe, que também não foi identificada.
Segundo a BBC, o apresentador acusado enviou ameaças por mensagens de celular a um jovem que conheceu em um site de relacionamento, após o mesmo sugerir que iria revelar sua identidade.
O “The Sun” também confirmou que o apresentador entrou em contato em 2018 com outro jovem de 17 anos, pelo Instagram.
Este incidente surge depois da BBC ter sido atingida por vários escândalos nos últimos anos, incluindo o caso de Jimmy Savile em 2012, um ano após a morte deste popular apresentador que violou e agrediu menores de idade por décadas.