Capa do single ‘Estrela’, de Lauana Prado
Divulgação
♪ Em 1997, Gilberto Gil incluiu a canção autoral Estrela no repertório de Quanta – álbum duplo lançado naquele ano – em gravação amplificada na trilha sonora da novela A indomada (Globo, 1997) como tema do casal protagonista Teobaldo (José Mayer) e Helena (Adriana Esteves).
Decorridos 26 anos, a Estrela do artista baiano reacende na trilha de outra novela, Terra e paixão, atual atração da Globo no horário das 21h em gravação feita pela cantora sertaneja Lauana Prado especialmente para embalar a trama rural do novelista Walcyr Carrasco e disponível em single a partir de hoje, 12 de julho.
Lauana gravou Estrela em ritmo de bolero, em registro mais enérgico, distante da delicadeza impressa por Gil nessa canção romântica que somente fez sucesso na voz do autor, mesmo sem ter sido lançada em disco por Gil, único compositor da música.
A rigor, Estrela é música apresentada há 42 anos pelo cantor Carlos Pita no álbum Coração de índio (1981) sem a repercussão que a canção alcançou quando, 16 anos depois, foi revivida por Gil no já citado álbum Quanta.