Disco sai em 1º de dezembro com nove temas inéditos compostos pelo músico paulistano com o instrumentista lusitano. Ricardo Vignini (à esquerda) e O Gajo unem as violas caipira e campaniça no álbum ‘Terra livre’, programado para ser lançado em 1º de dezembro
Rita Perran / Divulgação
♪ Foi através de rede social que, em 2022, o violeiro e compositor paulistano Ricardo Vignini se conectou com o violeiro e compositor português João Morais, conhecido artisticamente como O Gajo. Reforçada pelas afinidades musicais entre os artistas, a conexão gera um ano depois o primeiro álbum da dupla, Terra livre, programado para 1º de dezembro.
No disco, a virtuosa viola caipira de Vignini se harmoniza com a viola campaniça d’O Gajo – hábil no manuseio deste instrumento lusitano de cordas, a maior das violas de origem portuguesa – ao longo de nove faixas inéditas assinadas pelos dois artistas.
Aberto com a música-título Terra livre, o álbum traz no repertório temas como Albatroz, Bandido, Corrosão (tributo dos violeiros à banda norte-americana Corrosion of Conformity), Magma, Maria da Manta (personagem lendária do folclore português), Rojão (composição que evoca as festas juninas que animam o nordeste do Brasil), Seiva e Serpente.
O álbum Terra livre foi gravado entre estúdios de São Paulo (SP) e Lisboa, capital de Portugal.
Capa do álbum ‘Terra livre’, de Ricardo Vignini e O Gajo
Divulgação