Festas e Rodeios

Ícones da MPB, Alcione e Fafá de Belém já são campeãs do Carnaval 2024

Published

on

Artista maranhense é saudada pela Mangueira em desfile empático e cantora paraense tem identidade amazônica realçada pela Império de Casa Verde em enredo sobre a fé e alegria do povo da região norte. Alcione desfila pela Mangueira no Carnaval de 2024 como a homenageada da escola carioca com o enredo ‘A negra voz do amanhã’
AP Photo / Bruna Prado
♪ ANÁLISE – Seja qual for o resultado das apurações dos desfiles das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo, Alcione e Fafá de Belém saem vitoriosas do Carnaval de 2024. Vozes referenciais da música brasileira, as cantoras foram homenageadas nos enredos de escolas de samba que emocionaram o público com desfiles em tributo às artistas.
Na Mangueira, uma das agremiações mais antigas e tradicionais do Carnaval do Rio de Janeiro, os carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão contaram de forma convencional a trajetória da cantora maranhense em desfile que trouxe Maria Bethânia no carro abre-alas e que mostrou empatia na madrugada desta terça-feira, 13 de fevereiro.
Mesmo que o samba A negra voz do amanhã (Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Fadico, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim) tenha resultado aquém do enredo, inferioridade já sinalizada na gravação oficial do álbum Sambas de enredo 2024 – Rio Carnaval (2023), a homenagem fluiu bem na avenida e pôs a Mangueira entre as escolas favoritas para uma vaga no Desfile das Campeãs.
A homenagem da Estação Primeira encerrou o ciclo de comemorações dos 50 anos de carreira de Alcione, celebrados desde 2022. Já o desfile da escola de samba Império de Casa Verde – agremiação fundada em 1994 e desde então em ascensão na elite do Carnaval de São Paulo – abriu na madrugada de domingo, 11 de fevereiro, os festejos dos 50 anos de carreira de Fafá de Belém, a serem comemorados em 2025.
Fafá de Belém celebra a homenagem da escola de samba Império de Casa Verde, de São Paulo
Reprodução / Facebook Fafá de Belém
Desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Barboza, o enredo Fafá, a cabocla mística em rituais da floresta enfatizou a identidade amazônica da artista paraense sob o prisma da religiosidade, se distanciando dos moldes biográficos recorrentes em homenagens das escolas de samba aos ídolos da música brasileira.
A Império de Casa Verde desfilou no sambódromo paulistano com referências ao Círio de Nazaré e ao Festival Folclórico de Parintins, entre outros eventos festivos do norte do Brasil que sublinharam a forte presença artística e espiritual de Fafá na cultura dessa região, expondo a fé e a alegria do povo amazônico.
André Diniz, Darlan Alves, Evandro Bocão, Fabiano Sorriso, Gustavo Clarão, Marcelo Casa Nossa, Samir Trindade e Tinga assinaram o samba-enredo com o qual a Império de Casa Verde celebrou o norte do Brasil na figura emblemática de Fafá de Belém, buscando o quarto título no grupo Especial do Carnaval paulistano.
Enfim, independentemente do que for apurado no Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, Alcione e Fafá de Belém já são campeãs.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.