Festas e Rodeios

Banda Francisco, El Hombre segue a cartilha pop do marketing ao anunciar hiato com álbum e turnê de despedida

Published

on

Adotada sucessivamente por vários grupos, a estratégia consiste em comunicar o fim e, ao mesmo tempo, divulgar datas e vendas do derradeiro show. Formada em 2013, a banda paulista Francisco, El Hombre anuncia a turnê ‘Hasta el final’ e o álbum homônimo ao comunicar parada após 11 anos de carreira
@jmataruna / Divulgação
♪ ANÁLISE – Já virou praxe – e marketing – no universo pop. Uma banda anuncia o fim, mas, em estratégia puramente comercial, revela que vai se despedir do púbico com show inédito em turnê pelo Brasil. Na sequência, às vezes já imediata, são anunciadas datas, cidades e vendas da turnê.
Banda paulista criada em 2013 em Campinas (SP) por dois irmãos mexicanos naturalizados brasileiros, Mateo Piracés-Ugarte e Sebastián Piracés-Ugarte, Francisco, El Hombre segue a cartilha e anuncia parada aos 11 anos de vida. Só que, antes da saída de cena, o grupo sai em turnê com o show Hasta el final e lançará álbum, também intitulado Hasta el final.
A estratégia tem dado certo. O grupo brasiliense de reggae Natiruts fez o mesmo em fevereiro ao anunciar o fim e a turnê Leve com você, cujo show já ganha data extra na cidade do Rio de Janeiro (RJ) devido à procura dos ingressos.
A propósito, também faz parte do show esperar a demanda do público por ingressos para anunciar “datas extras” que, por vezes, já tinham sido previamente acertadas com os contratantes e somente não tinham sido divulgadas por questões estratégicas.
No caso da banda Francisco, El Hombre, o quinteto parece exercer a coragem de pausar as atividades antes que o fim se impusesse. Até porque o grupo já atravessara o ano passado com álbum retrospectivo, 10 años (2023), projeto que sinalizou possível desgaste criativo.
No comunicado que anuncia a turnê e o álbum Hasta el final, a banda afasta a possibilidade de crise ao bradar que vive o “melhor momento em relação a shows, público e números. E também, especialmente, na nossa relação entre os membros da banda”.
Seja como for, resta saber até quando o público vai cair nesses sucessivos golpes de marketing que movimentam a indústria de shows com milhões de reais e ingressos de shows de despedida. Como diz o título do mais recente single de Emicida, “acabou, mas tem…”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.