Festas e Rodeios

Carol Saboya lança em agosto o álbum ‘Outro Tom’, em que canta músicas bem menos famosas do pai, Antonio Adolfo

Published

on

Antonio Adolfo participa de duas faixas de ‘Outro Tom’, álbum em que Carol Saboya dá voz a músicas do compositor na fase 1977 / 1980
Leo Aversa / Divulgação
♪ O título do álbum que Carol Saboya lançará em 9 de agosto, Outro Tom, é engenhoso. Pode sugerir numa leitura apressada que trata-se de um tributo menos óbvio a Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994), o Tom da música soberana do Brasil que ganhou o mundo.
Mas basta olhar o subtítulo do disco, Canções de Antonio Adolfo, para entender que o Tom de Carol é outro. Trata-se de Antonio Adolfo Maurity Saboia, pai de Carol.
Esse outro Antonio é compositor, pianista, arranjador e produtor musical carioca projetado em escala nacional na segunda metade da década de 1960 por conta do sucesso do cancioneiro composto por Adolfo entre 1967 e 1970 em parceria com o letrista Tibério Gaspar (1943 – 2017).
Genericamente rotulada como “toada moderna”, a obra da dupla de compositores embutia bossas e harmonias de jazz, entranhadas em canções bafejadas por belezas melódicas e poéticas. O Brasil cantou músicas como Sá Marina (1968), Teletema (1969) e BR-3 (1970).
Só que Carol Saboya se desvia desse repertório popular no disco que entrará em rotação dois dias antes do Dia dos Pais. A cantora apresenta a obra de um outro Antonio Adolfo, bem menos conhecido, pois o repertório do álbum está centrado na produção musical registrada pelo compositor entre 1972 e 1980, com ênfase no período 1977 / 1980, quando Adolfo desbravava o mercado fonográfico independente.
Com acesso às partituras originais do cancioneiro de Adolfo, a cantora – que se apresenta como pianista em cinco das dez faixas do disco – selecionou somente músicas com letras escritas pelo próprio Adolfo. A exceção é Alegria de Carnaval (1967), uma das primeiras parcerias de Adolfo com o letrista Tibério Gaspar.
Ainda assim, a referência de Carol é a gravação de Alegria de Carnaval feita por Adolfo em 1979 para o disco Viralata. Esse fonograma gerou inédita reunião de três gerações da família Saboya na faixa que encerra o álbum Outro Tom.
É que a cantora pegou o toque do Fender Rhodes de Adolfo na gravação de 1979 de Alegria de Carnaval e o juntou com outros instrumentos captados em 2024 – com os toques de músicos como o baterista Renato Massa e o violonista / guitarrista Gabriel Quinto – e com as vozes das duas filhas de Carol, Amanda Saboia e Joana Nunes, e a voz da própria Carol Saboya.
Com o baixista e produtor musical do disco, Guto Wirtti, Carol Saboya buscou sonoridade mais pop e leve para abordar músicas como Até que venha o amor, A cada dia que passa, Deixa a fonte despejar, Já é hora e Outro tom, composições gravadas por Antonio Adolfo no álbum Continuidade… (1980), sendo que A cada dia que passa trazia a voz aveludada de Emilio Santiago (1946 – 2013) no registro original enquanto Outro tom foi lançada com a voz de Regininha, intérprete do sucesso Teletema.
Silêncio da aldeia se diferencia no repertório por ser a única música do álbum Outro Tom jamais gravada por Antonio Adolfo. Até então, o único registro fonográfico oficial de Silêncio da aldeia era o feito por Erasmo Carlos (1941 – 2022) no álbum Pelas esquinas de Ipanema (1978).
Já Acalanto (1977) aparece no disco de Carol Saboya pela primeira vez com a letra que já existia na época da gravação original feita por Adolfo para o álbum Feito em casa (1977), mas que não foi cantada por Adolfo naquela ocasião. No tributo de Carol, Acalanto aparece em medley com Carola (1978) em gravação feita com a adesão de Antonio Adolfo, que compusera os dois temas em homenagem à filha então ainda criança (Carol nascera em 1975).
A única música mais conhecida do disco Outro tom é Aonde você vai, gravada por Adolfo em 1977 no álbum Feito em casa e amplificada, quatro décadas depois, na trilha sonora da série High maintenance (2016 – 2020), da HBO.
A gravação de Aonde você vai por Carol Saboya foi feita com a participação de Renato Teixeira, compositor com quem Antonio Adolfo vem firmando parceria na busca incessante por outros tons.
Capa do álbum ‘Outro Tom’, de Carol Saboya
Leo Aversa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.