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Antes do Rock in Rio, Akon lembra do dia em que fãs cantaram palavrão no ‘Domingão do Faustão’

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Cantor se apresenta neste domingo (22) no Rock in Rio. Ao g1, ele celebra o resgate do R&B anos 2000, revela música com Ludmilla e fala de parcerias com Lady Gaga e Michael Jackson. Por que o R&B dos anos 2000 está com tudo em 2024?
Sucesso mundial do R&B e do pop nos anos 2000, Akon tem percebido um resgate do seu trabalho antigo por uma geração que era ainda criança.
Muitos novos fãs sequer tinham nascido, quando ele estourou. Alguns deles estarão neste domingo (22) do Rock in Rio, que tem Shawn Mendes e Mariah Carey no line-up.
“Percebi que muitas das minhas músicas têm viralizado no TikTok e Instagram,”, diz o cantor em entrevista ao g1. “Agora essa nova geração está pegando essas músicas e as refazendo também.”
Ao g1, ele relembra parcerias com Michael Jackson e Lady Gaga. Akon também explica como foi o dia em que seus fãs cantaram palavrão no “Domingão do Faustão”.
Leia a entrevista completa de Akon a seguir.
Akon
Divulgação
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g1 – Você foi um grande nome no R&B no início dos anos 2000. E agora temos você, Mariah Carey, Ne-Yo, todos no Rock in Rio deste ano. A nostalgia pelos anos 2000 realmente cresceu ao longo dos anos, com a tendência Y2K e outras coisas do tipo. Você notou um ressurgimento no interesse pelo seu trabalho antigo? Pessoas redescobrindo seus hits por causa dessa nostalgia?
Akon – Sim, absolutamente. Percebi que muitas das minhas músicas têm viralizado muito no TikTok e Instagram, e foi interessante porque essas são músicas que, obviamente, foram grandes na época em que eu estava superativo, e agora essa nova geração está pegando essas músicas e as refazendo também. Este ano, me peguei liberando muitos dos meus catálogos antigos. Sim, notei muito, é incrível. Eu adoro.
Akon
Divulgação
g1 – Você celebrou o 20º aniversário do álbum “Trouble”, certo? Como você se sentiu ao revisitar esse trabalho?
Akon – Ah, foi importante, porque com o ressurgimento de muitas das músicas, pensamos que era muito importante celebrar o 20º aniversário do álbum “Trouble”, sabe? Especialmente para reintroduzir o álbum à geração mais jovem e para colocá-lo em uma posição onde aqueles que testemunharam aquele tempo e aquela era possam revisitá-lo. Então, sim, ficamos muito animados com isso.
g1 – E como você se sente sobre seu trabalho antigo agora?
Akon – Ah, eu estou orgulhoso disso. Estou muito, muito orgulhoso. Acho que causei um grande impacto na indústria musical. Sabe, esses são discos clássicos e até hoje eu nunca me cansei deles. É incrível, incrível, incrível.
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g1 – Você mencionou o público. O que você acha dele? Você está vendo novos fãs chegando, especialmente os mais jovens? Como você se sente sobre isso?
Akon – Sim, na verdade, fiquei muito surpreso ao ver que todos os shows que temos feito ultimamente têm sido cheios de adolescentes. Estou vendo muitos novos fãs jovens. Honestamente, eu esperava ver fãs mais velhos, mas são todos adolescentes.
g1 – Sobre letras explícitas, como você se sente ao escrever sabendo que jovens estão ouvindo?
Akon – Curiosamente, sinto que sou muito mais “limpo” agora, porque a música de hoje é muito mais explícita do que a minha era. Hoje em dia, eu tenho que tapar os ouvidos ao ouvir, a música é muito mais explícita hoje.
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g1 – Você sempre falou sobre estar interessado em ritmos africanos, certo? Recentemente, você lançou “Afro Freak” e agora o amapiano está enorme, com artistas como Tyla ganhando destaque. Você acha que a recepção à música e aos artistas africanos mudou?
Akon – Na verdade, não acho que mudou, mas acho que a energia de onde a música está indo mudou muito. As pessoas agora estão mais abertas à música de diferentes partes do mundo, especialmente com a internet, o que não era o caso na minha época. Por isso, o afrobeat ficou enorme, o reggae também. Até o funk brasileiro está ganhando espaço nos EUA.
g1 – Hoje temos plataformas de streaming e redes sociais para distribuir música nova. Como isso mudou as coisas para você?
Akon – Mudou muito para mim, porque tive que encontrar novas maneiras de me promover, me apresentar. Eu sempre fui uma pessoa muito reservada. Na minha geração, quanto mais você se mantinha distante do público, mais popular você era. Hoje, se você não está sempre postando, as pessoas esquecem de você. Então é completamente o oposto.
Akon durante apresentação
Reuters / Mario Anzuoni
g1 – E você gosta de estar nas redes sociais? Você se sente bem com isso?
Akon – No começo, eu não estava confortável de jeito nenhum. Mas agora estou me acostumando mais. É um desafio, mas estou encontrando maneiras de fazer isso e ainda manter minha vida privada.
g1 – E quando você está produzindo, você pensa nas redes sociais? Tipo, em fazer uma música que vai viralizar? Isso passa pela sua cabeça?
Akon – Eu nem ligo para isso. A última coisa que eu penso é em fazer uma música para viralizar. Acredito que, se você tem algo incrível, vai viralizar naturalmente. Eu me concentro em fazer músicas que tenham impacto positivo na vida das pessoas.
g1 – Você trabalhou com dois dos maiores nomes da indústria, Michael Jackson, quando ele já era uma lenda, e Lady Gaga, quando ela estava começando. O que você aprendeu com eles?
Akon – Michael Jackson foi provavelmente o artista mais fácil com quem já trabalhei. Ele era muito humilde, sem ego, super criativo e aberto a tudo. Com Lady Gaga, ela era a maior artista do meu selo e se tornou uma lenda. É algo pelo qual só posso agradecer a Deus, por estar em uma posição para ajudar alguém tão talentoso a ter sucesso.
g1 – Você já visitou o Brasil várias vezes. Qual é a sua conexão com o país?
Akon – Eu amo o Brasil. Sempre me senti muito próximo daqui. A energia, as cores, o futebol, a música. Recentemente, fiz uma música com Ludmilla que estamos prestes a lançar.
g1 – Durante uma de suas viagens aqui, você se apresentou em um famoso programa de TV [“Domingão do Faustão, em 2007] e cantou “I Wanna Love You”, mas a plateia cantou a versão “I Wanna Fuck You”. Esse momento se tornou lendário. Você se lembra disso?
Akon – Sim, lembro! Eu estava decidindo qual versão cantar e acabei escolhendo a versão limpa. Mas quando ouvi a plateia, não pude fazer nada, eles estavam cantando, não eu.
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